Disposição marca o primeiro encontro

Evento binacional foi realizado na noite de quarta-feira, no salão de atos da Intendência de Rivera, reunindo 33 edis riverenses e os 17 vereadores santanenses para a primeira ação conjunta, algo inédito no planeta, ao que se tenha notícia

Alguns dos vereadores e edis durante a sessão

A Câmara de Vereadores e a Junta Departamental consolidaram o processo de integração legislativa na noite de 4 de setembro, quando foi realizado o 1º Encontro Binacional dos Poderes Legislativos, reunindo vereadores e edis.

A sessão foi realizada no salão de atos da Intendência de Rivera, resultante de uma proposição do vereador Carlos Nilo Coelho Pintos (PP), escolhido pelos seus pares para ser o orador do encontro. Em seu discurso, ele destacou a importância da união dos Legislativos para efetivar ações que influenciam na vida dos cidadãos de Livramento e Rivera. Do lado riverense, a proposição foi da edil Elizabeth Rodriguez.

Falaram, na oportunidade, os líderes de bancada dos partidos locais e também dois representantes de cada partido de Rivera (lá são 3 agremiações partidárias: Partido Blanco, Partido Colorado e Frente Amplio – o Partido Independente não tem representante eleito para a Junta).

O evento foi considerado histórico pelo presidente Dagberto Reis, pela imparidade e pelo fato dos legisladores debaterem temas divergentes e expressarem suas opiniões e ponderações. “Estão em foco também leis entre os dois países, questões de fronteira e, principalmente, o conjunto de sentimentos coletivos, com o entendimento de que é fundamental melhorar as duas cidades, através de trabalhos conjuntos entre as prefeituras e os legislativos” – referiu Reis. A mesa foi formada pelos vereadores Dagberto Reis (PT), presidente, e Jansen Nogueira (PT), presidente e secretário da Mesa da Câmara e, da Junta, o presidente Amaraci Souza e o secretário Jorge Freitas. Nogueira disse ter ficado muito feliz com o encontro binacional, e que pretende lutar por questões referente à segurança. “Existe a possibilidade de realização de um projeto para construção de um centro de informações turísticas e de segurança, operacionalizado pelas Polícias de ambos países, bem como por funcionários da Prefeitura e da Intendência, em um trabalho conjunto. O centro, a princípio, ficaria localizado no Parque Internacional” – comentou.

Jorge Freitas, Dagberto Reis, Amaraci Souza e Jansen Nogueira, e abaixo, os edis e vereadores

Para tratar de todos esses assuntos, de extrema importância, já está articulada uma nova Comissão Binacional, composta por integrantes dos Legislativos de Livramento e Rivera, para que questões como a limpeza e recuperação do Parque Internacional, a criação de uma linha de ônibus entre as duas cidades e a recuperação de estradas rurais na Fronteira não fiquem apenas nas discussões e se transformem em projetos concretos.

Na próxima semana, será instalada a Comissão Binacional, provando mais uma vez que a Fronteira é única, inconfundível e um exemplo de civilidade e integração.

 

 

 

 

.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.