Ranking dos Jornais – RS

A Plateia foi apontada entre os jornais mais lidos do Estado num Ranking apurado pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), em 2001. Naquela época, a pesquisa entrevistou 3,2 mil pessoas  de áreas urbanas, com mais de 10 anos e de todas as classes sociais, em todas as regiões do Estado.

Como resultado, A Plateia foi classificado como o 5º diário de circulação local entre os jornais mais lidos do Estado, que chegava a 37,7 mil pessoas todos os dias.

No final de 2010, uma pesquisa do Instituto Methodus apurou um novo número de leitores:  mais de 46 mil pessoas que acessam as informações do diário querido pelos fronteiriços. Um recorde para o nosso jornal, um prestígio para  a nossa equipe.

 

Ibope divulga o ranking de
Leitura de jornais no Estado

A leitura de jornais no Rio Grande do Sul, tradicionalmente medida pelo Ibope apenas na Grande Porto Alegre, agora conta também com uma pesquisa estadual, que permitiu a elaboração de um ranking dos veículos mais lidos no Estado. Essa pesquisa, realizada de 19 a 26 de novembro de 2001, abrangeu todas as regiões gaúchas, com exceção da Capital e cidades próximas, onde é feita uma pesquisa trimestral regular. Foram ouvidas 3.200 pessoas das áreas urbanas, com mais de 10 anos e em todas as classes sociais, de acordo com informações de Domício Torres, Gerente Regional do Ibope. Trata-se de uma pesquisa “muito representativa”, acrescenta ele, com um indicador de confiança (que determina a confiabilidade dos dados) de 95%. Isso significa que se ela for realizada cem vezes junto a públicos diferentes, em 95 vezes os resultados serão os mesmos.
Essa pesquisa confirma Zero Hora como o jornal mais lido no Rio Grande do Sul, em qualquer ambiente. Como a pesquisa não perguntou se a pessoa lia jornal em casa ou no trabalho, mas apenas se lia jornal, isso significa que Zero Hora é o veículo preferido pelos gaúchos para a leitura em casa, na empresa ou em qualquer lugar. E os números, como mostra Domício Torres, não deixam dúvida quanto a isso. De acordo com os dados dessa pesquisa anual do Interior, somados às informações do Ibope relativas à Grande Porto Alegre no mesmo período da pesquisa estadual, Zero Hora conta com 1 milhão 482 mil e 800 leitores em todo o Rio Grande do Sul, o que representa 42,1% dos leitores de jornais no Estado (incluindo a Grande Porto Alegre).
Essas informações valorizam a liderança dos jornais da RBS nos diversos mercados, uma vez que a pesquisa trimestral do Ibope relativa à Grande Porto Alegre também já aponta o Diário Gaúcho como o veículo mais lido nesta região. Com isso as pesquisas mostram claramente que, enquanto Zero Hora lidera a leitura de jornais como um todo no Rio Grande do Sul, o Diário Gaúcho lidera a leitura na Grande Porto Alegre (com 714.900 leitores), onde se concentra uma parcela expressiva da população e da própria geração de riquezas. O segundo jornal mais lido na Grande Porto Alegre, de acordo com o Ibope, é Zero Hora, com 678.400 leitores, 89,49% a mais que o número de leitores do terceiro colocado.
Considerando-se os dados da pesquisa trimestral relativa a Grande Porto Alegre, somados aos da pesquisa anual do Interior, o Diário Gaúcho fica em terceiro lugar no ranking estadual, e 833.400 leitores (23.7% do total). O quarto jornal mais lido é o NH com 124.100 leitores (6,1%), em quinto aparece outro jornal da RBS, o Pioneiro, de Caxias do Sul, com 174.900 leitores (5%).
A pesquisa anual do Interior reconhece o Gerente Regional do Ibope, passa a proporcionar ao mercado publicitário e às empresas gaúchas uma ferramenta de medição da penetração da mídia impressa que é de grande importância para dar segurança às veiculações publicitárias. As mídias das agências contam agora com números confiáveis para programarem de forma científica as suas mídias. As decisões da mídia poderão ser muito mais técnicas e confiáveis quanto aos resultados que poderão se esperados”, destaca Domício Torres.
Outro aspecto importante e que reforça o significado da pesquisa é que ela mostra ao mercado quais são, efetivamente, os veículos de grande circulação no Rio Grande do Sul. No caso empresas e instituições que têm publicações legais e comunicados para divulgar obrigatoriamente em veículos de grande circulação, a pesquisa do Ibope aponta quais são os veículos onde podem ser feitas essas publicações dentro dos termos da lei.
A ilustração ao lado mostra o ranking dos jornais mais lidos no Rio Grande do Sul, somando-se a pesquisa anual do Interior com a pesquisa trimestral do Ibope, no mesmo período. Essas informações oficiais do Ibope referem-se _a leitura habitual de jornais, com a média de todos dias. Elas vêm ocupar um espaço importante, dando mais transparência sobre os dados de leitura efetiva no Rio Grande do Sul, suprindo uma lacuna que existia.

 

Jornal
Leitores
Participação
ZERO HORA
1.482.800
42,1%
CORREIO DO POVO
949.600
27,%
DIÁRIO GAÚCHO
833.400
23,7%
NH
214.100
6,1%
PIONEIRO
174.900
5%
DIÁRIO POPULAR
161.500
4,6%
GAZETA DO SUL
80.000
2,3%
O SUL
75.600
2,1%
A RAZÃO
46.000
1,3%
AGORA
45.800
1,3%
A PLATÉIA
37.700
1,1%
DIÁRIO DA MANHÃ (CARAZINHO)
34.800
1,0%
VALE DOS SINOS
33.700
1,0%
DIÁRIO DA MANHÃ (ERECHIM)
33.600
1,0%
DIÁRIO DE CANOAS
33.600
1,0%
JORNAL DO POVO
30.900
0,9%
DIÁRIO SERRANO
25.200
0,7%
JORNAL DO COMÉRCIO
23.500
0,7%
INFORMATIVO DO VALE
20.700
0,6%
DIÁRIO DA MANHÃ (PASSO FUNDO)
18.300
0,5%
CORREIO DO SUL
16.800
0,5%
O NACIONAL
16.800
0,5%
FOLHA DE S. PAULO
13.200
0,4%
GAZETA MERCANTIL
9.800
0,3%
A TRIBUNA REGIONAL
9.500
0,3%
VOZ REGIONAL
8.400
0,2%
DIÁRIO DA MANHÃ (PELOTAS)
5.200
0,1%
VALOR ECONÔMICO
4.700
0,1%
ESTADÃO
4.100
0,1%
FOLHA POPULAR
3.700
0,1%
O GLOBO
1.500
0,0%
JORNAL DO BRASIL
1.000
0,0%

-

-
-
FONTE: IBOPE(pesquisa Anual do Interior mais Pesquisa Trimestral na Grande Porto Alegre)

37.700

O número é impressionante.
Causa surpresa. Mas é o resultado de muito trabalho e investimento.
A Platéia, com 37.700 leitores diariamente, recebe a confirmação de ser um dos jornais mais lidos em todo o Estado do Rio Grande do Sul.
O IBOPE confirma esse dado, segundo publicação da sessão Gente & Negócios,
do jornal Zero Hora do último domingo, constando, na página 46, o Ranking dos Jornais mais lidos pelos gaúchos.
Apenas isso seria uma grande conquista.
E, de fato, o é.
Cumpre acrescentar, porém, que a pesquisa do IBOPE, realizada entre 19 e 26 de novembro de 2001, não considera os dados referentes à circulação de
A Platéia em Rivera onde o jornal circula diariamente, mantendo significativo número de assinantes.

 

EDITORIAL
A surpresa do domingo

Domingo passado foi de surpresa para A Platéia e considerem aí equipe de diretores e funcionários, pois pela primeira vez em sua história, desde a fundação por Carlos Varella, o jornal constou – e bem colocado – em um ranking oficial e, portanto, digno de total credibilidade, em nível estadual. Aquele que é considerado o mais sério instituto de pesquisas em âmbito nacional e com reconhecimento internacional, o Ibope, relaciona A Platéia em 11º lugar do ranking de jornais mais lidos de todo o Rio Grande do Sul, com 37.700 leitores por dia.
O resultado, inesperado, é fruto de um trabalho constante, gradativo, com cometimento de falhas e acertos, mantendo uma postura efetiva, de participação comunitária. Inserção plena, firmeza nos posicionamentos, crítica construtiva e edificadora, sem personalismos, amplitude, abrangência e plena abertura de forma democrática. São alguns dos critérios que, indubitavelmente, com o esforço da coletividade, fizeram com que A Platéia conquistasse tamanho reconhecimento, ultrapassando inclusive verdadeiros ícones do jornalismo gaúcho, mesmo sem ter circulação plena em nível estadual.
A Platéia, considerado o critério de circulação local e regional de jornais que não possuem abrangência estadual e nacional, como é o caso de ZH, Correio do Povo, entre outros, estabelece a quinta-colocação, chegando a ultrapassar inclusive pelo menos dois jornais de circulação estadual, conforme os dados colhidos pela pesquisa.
Mais do que o encantamento mágico que a divulgação de tais dados para o enlevo e inspiração na feitura diária de um veículo, o clima de confraternização, tomou conta da sede de A Platéia ontem, uma determinação extrema, notada nos gestos, olhares, suspiros, do paginador ao entregador, do repórter ao diretor, da atendente de telemarketing ao cobrador, do operador de impressora ao encartador, do técnico de manutenção ao arte-finalista, do tráfego comercial ao digitador.
A Platéia agradece a todos quantos colaboraram, colaboram e continuarão colaborando para a conquista, em especial, à comunidade de Sant’ Ana do Livramento, a esses 37.700 amigos, cujos rostos são desconhecidos, muitas vezes; porém, seu senso de realidade e sede de informação aproximam-nos. Obrigado a você, que, neste instante, conclui a leitura desta linha de agradecimento, por estar conosco e, mais do que isso, por ser você mesmo (a), atentando para os valores locais e, inserindo-se na comunidade através de A Platéia, faz com que o jornal esteja também inserido entre os 15 mais do jornalismo gaúcho.

Ibope confirma:
A Platéia entre os jornais mais lidos do Rio Grande

Pela primeira vez em sua história de atuação, aos 65 anos de atividades, o jornal A Platéia foi relacionado, em excelente posição, no Ranking Anual dos Jornais do Rio Grande do Sul, produzido pelo Ibope para surpresa da comunidade santanense, incluindo Direção e funcionários do veículo.

Na página 46 do jornal Zero Hora de Domingo, A Platéia aparece ocupando a décima primeira posição em nível estadual, sendo o quinto jornal do Estado, desconsiderados aqueles veículos impressos de circulação estadual e nacional. A Platéia, conforme comprova o Ibope atinge a marca diária de 37.700 leitores, ficando atrás, em nível de Metade Sul do Riogrande, apenas de A Razão de Santa Maria, tendo ultrapassado veículos referenciais do jornalismo gaúcho, como o Diário de Canoas, o Jornal do Povo de Cachoeira, o Jornal do Comércio, o Correio do Sul, de Bagé, o Diário da Manhã, de Passo Fundo, entre vários outros.

A pesquisa, realizada entre 29 e 26 de novembro de 2001, abrangeu todas as regiões gaúchas, sendo ouvidas 3.200 pessoas das áreas urbanas, com mais de 10 anos e de todas as classes sociais.
Domício Torres, geretne regional do Ibope afirma que trata-se de uma pesquisa muito representativa, com um indicador de confiança (grau que determina a confiabilidade dos dados) de 95%. Isso significa que se ela for realizada cem vezes junto a públicos diferentes, em 95 vezes os resultados serão os mesmos.

O gerente regional do Ibope recorda ainda que a pesquisa anual do interior passa a proporcionar ao mercado publicitário e às empresas gaúchas uma ferramenta de medição da penetração da mídia impressa, que é de grande importância para dar segurança às veiculações publicitárias. As mídias das agências e investidores diretos contam agora com números cofiáveis para se programarem de forma científica.

O gráfico em anexo mostra o Ranking dos Jornais Mais Lidos do Rio Grande do Sul segundo o Ibope e tais dados são informações oficiais que refletem a leitura habitual do jornal.
A Platéia manifesta os agradecimentos aos leitores de Sant’ Ana do Livramento, de Rivera, da Fronteira Oeste e da Metade Sul, reforçando que continuará com a tarefa de informar e proporcionar melhor qualidade de vida e leitura às comunidades que abrange.
Acompanhe, a partir de hoje, uma série de reportagens sobre essa conquista.