Legisladores começam a debater sobre temas comuns a municípios de fronteira

Hoje, das 9 às 19h, será o horário para as defesas de todas as proposições

Representações fronteiriça e de outros municípios presentes ao evento

Começou ontem o I encontro de Legisladores dos Municípios da Fronteira Brasil – Uruguai. Foram abertos os trabalhos com um plenário aquém do esperado em termos de presença – provavelmente em função da chuva que fez parte do cenário fronteiriço durante toda a manhã .

Luiz Claudio Quevedo, Amarasí Souza, Gilbert Gisler, Afonso Hamm e Adriano Marques Dornelles

A mesa diretora dos trabalhos foi composta pelo vereador Gilbert Gisler, presidente da Câmara de Livramento, o edil Amarasí Souza Sosa, presidente da Junta Departamental de Rivera; o deputado federal Afonso Hamm; o secretário municipal Luiz Claudio Quevedo, da Habitação e Assuntos Fundiários (representando o prefeito Glauber Lima – que está viajando) e Adriano Marques Dornelles, 3º vice-presidente da Uvergs.

O senador uruguaio Tabaré Viera Duarte, por meio de ofício, cumprimentou pela realização do evento, porém informou que, em função de compromissos anteriormente agendados, não poderia estar presente.

Gisler realizou o pronunciamento de abertura informando que o encontro surgiu de uma ideia em Porto Alegre, quando acompanhava o presidente do Comitê Binacional de Executivos da Cidade de Fronteira, Marne Osório. “Acho de grande valia a integração, pois somos nós, legisladores, que andamos pelos bairros, cruzando a fronteira e nos cobram muito as verdadeiras ansiedades que as nossas populações passam. Sei que existem centenas e milhares de leis ordenando o Mercosul e as fronteiras, mas todas feitas em Brasília ou Montevidéu, sem olhar o dia-a-dia” – argumentou. “Alguns dos que propuseram e aprovaram essas leis, o mais próximo que cruzaram da fronteira foi a 10 mil metros de altura, num avião” – criticou.

O presidente da Junta Departamental, Amarasí Souza Sosa, disse compartilhar as palavras de Gisler. “Nós, que em períodos anteriores, trabalhamos na comissão binacional de vereadores e edis, registramos vários projetos, os quais, lamentavelmente, não se tornaram realidade. Temos o problema do lixo – que aqui pertinho faria redução de custos -, temos a questão da linha de ônibus binacional ou internacional, como há em Artigas e Quaraí; o problema do aeroporto que se defina de uma vez por todas e muitas outras coisas de ambas as cidades” – recordou. Repetiu as palavras do senador Tabaré Viera, salientando que Livramento e Rivera são dois grandes bairros unidos de uma grande cidade. “Temos que nos esforçar para que tudo sirva para um e para outro” – concluiu.

Luiz Claudio Quevedo, falando em nome do prefeito Glauber Lima, cumprimentou os presentes e disse da importância de eventos do gênero. “Acho que momentos como esse que, na minha opinião, geram o debate das diversas frentes políticas e instituições, são atividades que mais podem produzir políticas e ações e também atividades nas várias frentes e podem fazer com que a inte-gração efetiva aconteça naquilo que a gente faz como uma saudação ao resto do mundo ” – referiu. Disse que o Executivo Municipal teve iniciativa importante quando buscou a formação do Gabinete Integrado do prefeito com o intendente de Rivera e das diversas secretarias, para cons-truir política comum para as duas cidades. “Aqui estão pessoas com capacidade contribuitiva” – concluiu.

O vereador Adriano Dornelles, representando o presidente da Uvergs Silomar Garcia, parabenizou a união de forças entre Livramento e Rivera. “Nós, da Uvergs, logo que procurados pelo presidente, vereador Xepa, nos tornamos parceiros deste evento, porque temos carinho por Livramento” – referiu.

“Este evento tem por motivo tratar as questões comuns de fronteira e isto é importante, pois somos povos irmãos e as diferenças ficaram no passado, na época das guerras. Vemos hoje, de extrema importância, ações comuns, pois o grande problema dos povos é a ganância e o egoísmo, a busca de si para si” – aponta, salientando que o desenvolvimento como região deverá vir a partir do momento em que exista a percepção desses equívocos. Citou que nos dias 28, 29 e 30 de maio a Uvergs realizará em Livramento um evento para os parlamentos.

Após, falou o deputado Afonso Hamm. “Fiz questão de usar a tribuna para podermos, de pé, prestigiar este ato que julgo da maior importância” – disse. Fez o retrospecto de seu trabalho na Câmara Federal, em relação a algumas legislações que são convergentes à faixa de fronteira, citando também alguns projetos e se colocou à disposição para encaminhar ações em Brasília.

ALGUMAS DEMANDAS

A assessoria de imprensa da Câmara confirmou ontem, ao fim da tarde, que mais demandas de legisladores deverão ingressar na pauta do Encontro hoje. Já foram protocoladas várias solicitações, as quais deverão passar por plenário e constarão da correspondência a ser entregue ao presidente da Comissão de Prefeitos e Intendentes da Região, o intendente de Rivera, Marne Osório. Ele estará na sede do Legislativo, pessoalmente, para receber a documentação, a partir das 16h desta terça-feira.

As propostas que já foram protocoladas:

Vereador Gilbert Gisler:

- Criação de hospital binacional;

- Criação de escolas técnicas e de ensino fundamental binacionais;

- Criação de linha de ônibus urbano comum às cidades conurbanas;

- Regulamentação comum de trânsito;

- Aeroporto binacional;

Vereador Dagberto Reis:

- Hospital Regional Binacional

Vereador Jansen Nogueira:

- Acordo para cedência mútua de máquinas e equipamentos para obras comuns na fronteira;

Vereador Danubio Barcellos:

- Aeroporto binacional

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.