Glauber Lima representa Frente Nacional de Prefeitos em Seminário Internacional de Regiões de Fronteira

Prefeito representou a FNP na abertura do evento que acontece na Usina Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu

Glauber destacou atividades realizadas pela Frente e salientou a integração da Fronteira Livramento/Rivera

O prefeito Glauber Lima representou, na manhã de quinta-feira 29, na abertura do Seminário Internacional de Regiões de Fronteiras, a pedido do prefeito José Fortunati, a presidência da Frente Nacional de Prefeitos.

Em seu discurso, Glauber destacou a oportunidade de representar a Entidade tão importante para o crescimento das cidades como a FNP.

“Na oportunidade, agradeço ao presidente Fortunati e ratifico o excelente trabalho que vem sendo desenvolvido pela Frente, como a articulação da Frente Parlamentar Mista do Congresso Nacional para a faixa de fronteira e articulação política que ajudou na criação e implantação da Lei dos Freeshops”, afirmou.

Na ocasião, Glauber exaltou que são os prefeitos que têm melhores condições de apontar os problemas de suas regiões, e são essas demandas que contribuirão para o efetivo desenvolvimento de cada localidade.

“As decisões de políticas públicas devem sair dos nossos anseios e a partir daí buscarmos as melhores soluções”, afirmou o mandatário, que exemplificou: “Temos traçado objetivos em conjunto com várias cidades, contando com a parceria e a liderança do prefeito de Bagé, Dudu Colombo, que é vice-presidente da FNP para assuntos de cidades de regiões fronteiriças”.

Glauber também apontou que são nestes espaços de debates que desafios e oportunidades para o processo de integração dos municípios das fronteiras do Mercosul são discutidos.

“É preciso criar políticas de desenvolvimento nas localidades fronteiriças, respeitando as diversidades de cada uma. Tenho enorme satisfação de estar na condição de prefeito de Sant’Ana do Livramento, cidade declarada Símbolo da Integração com os Países do Mercosul”, destaca Glauber Lima.

Entre os temas que serão tratados no seminário, está a criação de uma legislação específica que contemple problemas comuns nas cidades gêmeas e o estímulo à formação de consórcios intermunicipais transfronteiriços.

O evento é uma realização da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República do Brasil e Itaipu Binacional, em parceria com o Gabinete de Segurança Institucional e Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República e Ministérios do Planejamento, da Justiça da Integração Nacional e das Relações Exteriores. A Associação Brasileira de Municípios (ABM), a Confederação Nacional de Municípios (CNM), a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), o Mercocidades, FCCR e Parque Tecnológico Itaipu apoiam a iniciativa.

Prefeito exalta Fronteira da Paz e apresenta integração como exemplo

O prefeito Glauber Lima, representou, no último dia 29, a presidência da Frente Nacional de Prefeitos, no Seminário Internacional de Regiões de Fronteiras ‘Desafios para a Integração Transfronteiriça’.

Após participar da abertura do evento, Glauber Lima foi debatedor em palestra para prefeitos, organizações internacionais, gestores públicos, especialistas, acadêmicos, lideranças políticas e representantes de instituições públicas e privadas, com o tema: “A Legislação para Região de Fronteira: Avanços e Desafios”, onde o mandatário abordou as principais ações desenvolvidas junto à cidade de Rivera, no Uruguai.

“É um prazer estar neste magnífico evento que é de suma importância para o desenvolvimento de cidades de fronteira, como a nossa. Temos buscado junto ao intendente Marne, de Rivera, realizar o máximo de ações possíveis dentro dos limites da Fronteira, como, por exemplo, a execução de mais de 09 atividades binacionais, como os Festivais de Pandorgas e Semana Farroupilha, a maior do nosso Estado”, acrescentou Glauber.

O mandatário expôs aos presentes também as conquistas que a Fronteira da Paz obteve no último período.

“Avançamos muito com nossas articulações, que beneficiaram incomensuravelmente a Fronteira, como o 1º Telecentro Binacional, garantimos o primeiro espaço público binacional com Internet gratuita; além da garantia da construção de uma casa para atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica”.

Em seu pronunciamento, Glauber Lima deu ênfase à integração do IFSul com a UTU, que se destaca como exemplo de integração educacional nas fronteiras. O Prefeito lembrou a campanha que foi capitaneada por ele para que a cidade tivesse uma Escola Técnica.

“Lembro que, quando vereador, recorremos ruas e repartições públicas colhendo assinaturas com a finalidade de trazer para Livramento uma escola técnica. Hoje colhemos os frutos deste sonho junto ao IFSul” declarou. Glauber também exaltou que os cursos técnicos binacionais desenvolvidos pela instituição junto com a UTU do Uruguai, são o maior exemplo de integração de fronteiras, uma vez que os cursos atendem 50% de alunos brasileiros e 50% de alunos uruguaios.

“Fizemos muito para que o Instituto fosse instalado na cidade. Lembro que o IFSul começou a ser colocado aos poucos e foi com o excelente trabalho desenvolvido por vocês e pelos profissionais do centro, que o fez crescer e receber este destaque que muito nos realiza e nos honra como gestor”, exaltou Glauber.

Concluindo, Lima apontou os desafios para que Livramento e Rivera avancem em seus projetos, como estratégias de ações conjuntas na atenção básica à saúde -o Hospital e o Aeroporto Binacionais.

Entre os temas que foram tratados no evento estão a implementação de uma legislação específica para regiões de fronteira que contemple problemas comuns nas cidades gêmeas, como a nossa, e o estímulo à formação de consórcios intermunicipais transfronteiriços.

Participaram do debate junto ao Prefeito, a Ministra do Superior Tribunal Militar e Professora no Mestrado em Direito das Relações Internacionais do UNICEUB, Maria Elizabeth; a Senadora do Paraguai, Lilian Salmentón; o Deputado do Paraná, Dr. Rosinha e Renata Furtado, do Gabinete de Segurança Institucional/PR.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.