Progressista faz avaliação positiva dos temas da III Semana Acadêmica da Fisioterapia

Carlos Nilo Pintos em Uruguaiana, ministrando palestra

O vereador Carlos Nilo Pintos (PP) confirmou, na manhã de ontem, a importância das temáticas debatidas na III Semana Acadêmica da Fisioterapia – que ocorreu nos dias 15, 16 e 17 de agosto, organizada pelo Diretório Acadêmico do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), em Uruguaiana -, para a causa das pessoas com deficiência.

“Estivemos lá, participando, e o tema escolhido foi Inovação e Conhecimento, visando acrescentar novos conhecimentos e novas experiências aos acadêmicos do curso de Fisioterapia, nas diversas áreas de atuação da profissão, ressaltando novidades no tratamento, na prevenção de doenças e na promoção da saúde do indivíduo, com palestras, exposições de banners, minicursos e palestras” – informou o legislador.

O vereador Carlos Nilo Coelho Pintos disse que foi convidado para realizar a palestra de abertura, abordando o tema acessibilidade, com o auditório praticamente lotado. Na palestra, ele utilizou recursos audiovisuais e repassou aos acadêmicos informações sobre a falta de planejamento na maioria das cidades, com relação à acessibilidade universal. “A acessibilidade universal é aquela que não percebemos, que serve para deficientes, ou não”, pontuando exemplos clássicos de desrespeito com a pessoa deficiente, como o transporte coletivo, prédios públicos, calçadas sem piso tátil e etc.. Uma cidade que não respeita a Lei da Acessibilidade dificulta a vida do deficiente a ponto de impedir, em alguns casos, o deslocamento de sua própria residência.

“O deficiente é consumidor em potencial, mas as empresas comerciais não se preocupam com a acessibilidade e, sob a ótica do lucro, eles poderiam aumentar seus faturamentos”, explicou o vereador, aos acadêmicos. Todas as adaptações para cumprir com a acessibilidade têm o prazo expirando em 2014, e será difícil o cumprimento desta lei, conforme entende o legislador.

No fim, foram apresentados vários slides com imagens de deficientes físicos e audiovisuais enfrentando a rotina em uma cidade não planejada, e os riscos a sua integridade física, com orelhões colocados sem a devida identificação para deficientes visuais, rampas que não obedecem às normas e que causam quedas dos cadeirantes, ônibus sem acesso, entre outros casos.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.