Intenso trabalho no primeiro dia de simpósios

Evento começou a ser desenvolvido ontem e será concluído somente no domingo

Evento foi desenvolvido em forma de simpósios


Equipamentos estão expostos de forma a permitir que apicultores verifiquem e obtenham detalhes sobre tecnologias

Teve início, ontem, no Rivera Casino & Resort, o 1º Congresso Binacional Apícola, congregando a apicultura de fronteira e de uma boa parte do mundo em Sant’Ana do Livramento – maior produtora de mel do RS e terceira do Brasil – e Rivera, departamento que mais produz mel no Uruguai. Autoridades no assunto, pesquisadores, técnicos, produtores/criadores, industriais, bem como outros representantes setoriais, estão desenvolvendo uma programação intensa e plena nas mais diversas nuances e informações.

Em três dias de Congresso, o programa faz referência a autoridades no assunto, desenvolvendo palestras e simpósios sobre comercialização de produtos da colmeia e material vivo, desenvolvimento rural, associativismo e cooperativismo, entre diversos outros pontos.

As duas cidades são destaques na produção de mel e, por isso, referenciais no setor. Inicialmente, os organizadores previam 900 pessoas entre produtores, extensionistas e especialistas do setor, mas esse número, até domingo, tende a aumentar.

Diversos materiais de apicultura, trazido por empresas, estão dispostos nos estandes do evento

O objetivo do evento é promover conhecimento sobre a produção de mel relacionado à de eucalipto, quais os efeitos do agrotóxico sobre a produção e como as Políticas Públicas podem colaborar para o desenvolvimento do setor apícola no Brasil e no Uruguai. Há mais de 30 anos, a produção de eucaliptos vem tendo espaço em Rivera e com ela algumas mudanças são sentidas pelos apicultores da região, com uma produção média de 40 quilos por colmeia, o que fica bem acima da produção em vegetação nativa, que fica entre 20 e 30 quilos por colmeia.

Segundo os técnicos, essa mudança na matéria prima para as abelhas tem acarretado problemas nutricionais para os insetos, devido à deficiência de alguns aminoácidos. Estima-se que no município de Livramento, durante a florada dos eucaliptos, são deslocadas cerca de 30 mil colmeias para a região da linha divisória, onde se localizam estas florestas. O ato de abertura foi realizado sexta-feira à noite, entre 19h e 20h.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.