Congresso na Fronteira do mel

Sant’Ana do Livramento é, hoje, a maior produtora de mel do Rio Grande do Sul e a terceira do Brasil. Rivera é a cidade que mais produz mel no Uruguai. As duas cidades, que são destaques nesse segmento, recebem, a partir de hoje, 16, e nos dias 17 e 18 de agosto, o 1º Congresso Binacional Apícola, a ser realizado no Rivera Casino & Resort, em Rivera.

Segundo os organizadores, são esperadas aproximadamente 900 pessoas, entre produtores, extensionistas e especialistas do setor. O objetivo do evento é promover conhecimento sobre a produção de mel relacionado à de eucalipto, quais os efeitos do agrotóxico sobre a produção e como as Políticas Públicas podem colaborar para o desenvolvimento do setor apícola no Brasil e no Uruguai.

Há mais de 30 anos, a produção de eucaliptos vem tendo espaço em Rivera e com ela, algumas mudanças são sentidas pelos apicultores da região, com uma produção média de 40 quilos por colmeia, o que fica bem acima da produção em vegetação nativa, que fica entre 20 e 30 quilos por colmeia. Segundo os técnicos, essa mudança na matéria-prima para as abelhas tem acarretado problemas nutricionais para os insetos, devido à deficiência de alguns aminoácidos. Estima-se que no município de Sant’Ana do Livramento, durante a florada dos eucaliptos, são deslocadas cerca de 30 mil colmeias para a região da linha divisória, onde se localizam estas florestas.

A promoção do Congresso Binacional Apícola é da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Sant’Ana do Livramento, Associação Santanense de Apicultores, Embrapa Uva e Vinho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Ministerio de Ganadería Agricultura y Pesca, Facultad de Ciencias (Udelar), Intendência de Rivera, Instituto de Investigaciones Biológicas Clemente Estable (IIBCE), Grupo Apícola Tranqueras, Instituto Nacional de Investigación Agropecuaria e Comunidad Rural Cerro Pelado. O congresso será realizado com a presença destacados palestrantes, de países como Estados Unidos, Costa Rica, Argentina, Brasil e Uruguay. As inscrições podem ser feitas no Brasil: Escritórios Municipais da Emater-RS, Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do município brasileiro.

No Uruguai, as inscrições podem ser feitas no local, no dia do evento, no Ministerio de Ganaderia y Pesca, na Intendencia Departamental de Rivera, e também e pelo e-mail inscripciones.cnba@gmail.com, para os dois países. Informações pelo telefone (55) 3968 1120, na SMAPA.

“Este congresso será um marco para o desenvolvimento da cadeia produtiva do mel e o fortalecimento para a classe produtiva apícola”, destacou o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento da Prefeitura de Livramento, Carlinhos Fernandes.

PROGRAMAÇÃO:

16 de agosto

12h – Credenciamento
14h – Simpósio 1: Comercialização de produtos da colmeia e material vivo
Moderador: Eng. Agr. MSc. Aroni Sattler
Palestrantes: Dr. Marcelo Gravina – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil;
-Dr. Arturo Hatrick – Dacosys, Argentina;
-Drª Betina Blochtein – Pontifícia Universidade Católica (PUC) RS, Brasil;
- Dr. Regis Sivori Silva Dos Santos – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) Uva e Vinho, Brasil;
- Exp. Christophe Lheritier – Asociación de Exportadores de Miel del Uruguay (ADEXMI), Uruguai.
14h – Simpósio 2: Desenvolvimento Rural: Associativismo e Cooperativismo
Moderador: Dr. Andres Canedo
Palestrantes: Eng. Agr. MSc. Luis Fernando Wolff – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), Brasil;
-Dr. Rogerio Dalló – Confederação Latinoamericana de Cooperativas e Mutuais de Trabalhadores – (COLACOT), Brasil;
- Ing. Agr. Elian Tourn – Cooperativa Apícola Pampero (CAP), Argentina;
- Ing. Agr. MSc. Rosana Díaz – Ministerio de Ganadería Agricultura y Pesca (MGAP) – Dirección General de la Granja (DIGEGRA), Uruguai.
16h30 – Intervalo
17h – Conferência 1: Impacto da africanização das abelhas melíferas na produção apícola
Palestrante: Dr. Rafael Calderón – Universidad Nacional (UNA), Costa Rica
Moderador: Dr. Ciro Invernizzi
19h – Abertura Oficial

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.