Vereadores viajam para conhecer o Consórcio Intermunicipal de Fronteira

Em comitiva, 4 vereadores vão conhecer o CIF em Santa Catarina e no Paraná 

Galo Del Fabro, Bênia e Nilo, da oposição

Na terça-feira, 6, partiu de Livramento a comitiva composta pelos vereadores Carlos Nilo Coelho Pintos (PP), Mauricio Galo Del Fabro (PSDB), Hélio Bênia (PSB) e Dagberto Reis (PT) rumou ao Paraná e Santa Catarina.

Reis, da situação

Ao participar do II Encontro das Cidades da Faixa de Fronteira no dia 14 de março, em Bagé, o vereador Carlos Nilo Coelho Pintos (PP) fez contato com o prefeito da cidade de Dionísio Cerqueira (SC), Altair Rittes, que preside o Consórcio Intermunicipal da Fronteira (CIF), e ficou interessado pelo assunto, uma vez que pode se adequar ao caso da fronteira Sant’Ana do Livramento e Rivera.

Depois do encontro, Carlos Nilo continuou mantendo conversações sobre o assunto até que ficou acertada uma visita para conhecer, in loco; como é operacionalizado o CIF. Esse é o motivo da viagem, com prevsião de retorno na sexta-feira.

Os legisladores locais conhecerão o CIF nas cidades que o integram: Dionísio Cerqueira (SC), Barracão (PR) e Bom Jesus do Sul (PR), que fazem fronteira com Bernardo de Irigoyen (Missiones – ARG).

Em 2009 essas cidades conseguiram introduzir o CIF e, desde então, as ações práticas começaram a tomar forma, ocasionando o desenvolvimento regional e reunindo setores público, privado e terceiro setor .

“A semelhança entre os casos apontados no meu contato com o prefeito Altair Rittes chamou a atenção e despertou meu interesse. Um deles foi o Hospital Binacional. Eu já havia feito contato com o intendente Marne Osório, nesse sentido, em meados de 2013, quando trouxe o ex-reitor da UFPEL, Cesar Borges. Agora vislumbro essa possibilidade de forma otimista. No consórcio, os recursos canalizados são para todas as áreas, e os municípios têm a grande oportunidade de desenvolvimento conjunto” – avaliou Carlo Nilo que, após confirmar a agenda, convidou seus pares para formar uma comitiva com a devida representatividade, buscando trazer resultados positivos.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.