Destinação da área de terra para sediar Escola Técnica Federal passa na Câmara

Área é de aproximadamente 5 hectares, localizada atrás da cancha de carreira da Brasília, com acesso pela rua Darcy Neves

Acesso se dá pela rua Darcy Neves, que corta os campos da área conhecida como Floresta do Armour 1, ligando as vias Padre Capilheira à avenida Brasília

A Câmara aprovou, ontem, por unanimidade, na sessão ordinária, o projeto de lei 169/13, que autoriza o Executivo a fazer a cessão de uso de terras à Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul. É o primeiro passo no âmbito municipal para a concretização da Escola Técnica Federal que será instalada em Sant’Ana do Livramento, com foco nos cursos da área de agropecuária. Ainda não há previsão de datas, mas segundo informações colhidas na região da Carolina, Morada da Colina e Brasília, algumas medições já estão sendo feitas no local.
Os legisladores foram unânimes em aprovar a autorização, porém, o vereador Carlos Nilo Pintos (PP) fez uma discussão, sendo contra-argumentado pelo situacionista Itacir Soares (PT). Na véspera, durante manifestação na rádio RCC FM, o próprio Glauber Lima, falando por telefone direto de Porto Alegre, manifestava sua expectativa pela aprovação da matéria. O prefeito participou do programa Conversa de Fim de Tarde de terça-feira, recebendo, inclusive, a informação de que havia um indicativo muito favorável à aprovação da matéria por unanimidade.
“O secretário Fabrício (Peres, da Administração – homem forte do governo e principal articulador do prefeito) conversou com os vereadores, expondo a importância do projeto” – disse o mandatário, fazendo alusão aos fatos ocorridos na manhã de terça, conforme relato que recebeu.

A escola

Área servirá para a construção dos prédios da ETF-SL, bem como áreas de manejo para as práticas das atividades ligadas aos cursos do setor agropecuário

Ontem à tarde, Fabrício Peres confirmou que havia a perspectiva de que ocorresse um investimento de em torno de R$ 12 milhões para construção da escola técnica, dentro do programa Brasil Profissionalizado, gerando capacitação para 1200 vagas. “Nós tivemos que remodelar e, de início, a obra receberá investimento em torno de R$ 7 milhões, gerando estrutura com capacidade para 600 vagas. Nada impede que realizemos futuras ampliações, com mais investimentos, mas de início é esse o projeto” – disse, ontem à tarde, o secretário municipal de Administração. Peres também confirmou que agora começa a fase de efetivo planejamento da obra.
A escola técnica havia sido anunciada pelo então vereador Glauber Lima, em dezembro de 2011, logo após o Natal. À época, o potencial de crescimento foi o principal motivo para Livramento ter sido escolhida para receber a escola técnica, conforme publicação realizada pelo governo federal. A estrutura da escola prevê biblioteca, auditório, ginásio poliesportivo coberto, laboratórios, salas, refeitório, cozinha industrial, banheiros, estacionamento e espaços administrativos. O investimento será realizado através do Programa Brasil Profissionalizado, do Ministério da Educação e Cultura – MEC, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação – SEDUC.

A definição

Durante audiência realizada na Assembleia Legislativa, no dia 19 de dezembro de 2011, o Secretário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, Eliezer Pacheco, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação – Seduc anunciou os novos investimentos federais em educação profissional, que começariam a ser realizados no Rio Grande do Sul em 2012. A princípio, Pacheco anunciaria recursos para construção de 10 novas Escolas técnicas, através do Programa Brasil Profissionalizado, mas acabou anunciando mais 07 educandários, atendendo pedido formalizado através de ofício pelo Secretário Estadual de Educação, professor Jose Clovis de Azevedo.

O anúncio

Dentre os novos municípios contemplados, estava Livramento. O atual prefeito era diretor do Departamento de Articulação com os Municípios e vinha costurando nos bastidores a inclusão de municípios da fronteira-oeste, e especialmente de Livramento. Além dos 10 municípios que inicialmente constavam no anúncio oficial, foram beneficiados 04 da fronteira-oeste: Sant’Ana do Livramento, Rosário do Sul, Alegrete e Uruguaiana.
Passado algum tempo, o titular da Educação no Estado, professor José Clóvis de Azevedo, anunciou o local onde seria construída a escola, informando que seria uma área atrás do Armour. Azevedo foi induzido ao erro por seu corpo técnico, já que o local do qual falava é privado. Glauber Lima reiterou, em pelo menos duas oportunidades, uma antes e outra depois de ter sido eleito prefeito, o investimento que começa a ser concretizado aos seis meses após o início de seu governo.
A localização

O secretário de Habitação e Assuntos Fundiários, Luis Claudio Nobre Quevedo, encaminhou, ontem, um croqui com o indicativo da área onde será construída a série de estruturas do educandário federal. Na prática, conforme ele, os limites ficarão entre uma floresta – que será os “fundos” do empreendimento residencial Manuela, o trecho final da cancha reta da Avenida Brasília, com acesso pela rua Darcy Neves (a partir da rua Padre Capilheira) – cerca de 200 metros à esquerda.

HENRIQUE MACHADO BACHIO
henriquebachio@jornalaplateia.com

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.