Sant’Ana do Livramento está confirmada como sede para nova audiência pública sobre a Uergs

Estudantes manifestam-se pelo investimento emergencial do Estado na universidade

Ocorrerá no dia 30 de março de 2012, na Câmara Municipal de Vereadores de Sant’Ana do Livramento, uma audiência pública para tratar assuntos referentes à Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs).

A informação foi confirmada ontem pelo estudante universitário Claudio Eduardo dos Santos Cruxen, representante discente da região VI no conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Participação

Conforme ele, essa audiência contará com a participação dos deputados integrantes da Comissão Especial para acompanhar a situação e os rumos da Uergs.

Segundo conta Cruxen, a Assembleia Legislativa instalou tal Comissão no dia 24 de novembro de 2011. Hoje, o deputado Catarina Paladini (PSB) é o presidente da mesma e proponente da criação do órgão técnico e eleito por unanimidade pelos parlamentares.

Cruxen recorda que representando o governador Tarso Genro na cerimônia de instalação da Comissão Especial, o secretário de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, destacou a importância do debate que será iniciado.

“Criamos a nossa Universidade nos anos 2000 e não podemos fazer com que ela perca espaço e deixe de interagir com o Interior. Por isso, recuperar a autoestima e a capacidade de produtividade da Uergs é fundamental. Nosso governo quer reerguer a Uergs e a Assembleia nos dará o caminho para isso”, afirmou o governador na oportunidade, conforme recorda o estudante.

De acordo com o reitor Fernando Guaragna, a Uergs precisa do apoio do conjunto da sociedade gaúcha. Nenhum estado do País pode se desenvolver com desequilíbrios regionais e a Uergs foi criada com o objetivo de promover o desenvolvimento regional sustentável, fomentando o equilíbrio do crescimento humano e educacional gaúcho.

A Universidade é o melhor instrumento que o governo dispõe para afirmar este compromisso.

Uma das ações planejadas para a Comissão será a visita às 24 unidades da Uergs, distribuídas em sete regiões, para saber qual a real situação da Instituição.

O acadêmico e representante discente da região VI no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Uergs, Cláudio Cruxen, convida a todos interessados e em especial aos acadêmicos, para que se façam presentes na data.

Mobilização regional

“No momento em que recebi a carta da Assembleia Legislativa informando que Sant’Ana do Livramento era a cidade escolhida da região VI para a realização da audiência pública já iniciei a mobilização com os acadêmicos de Bagé, Alegrete e São Borja, já que também fazem parte da região VI da Uergs. Minha expectativa é de plenário lotado tendo em vista a importância da Uergs para o Município de Sant’Ana do Livramento e para a região” – confirma.

Conforme o Regimento Interno da Assembleia Legislativa, as comissões especiais têm o propósito de analisar matéria relevante não prevista entre as competências das Comissões Permanentes.

Relatório especial

A criação do órgão técnico deve ser aprovada pelo plenário. O prazo de duração para o funcionamento é de 120 dias, improrrogáveis, contados a partir da instalação.

Ao final dos trabalhos, a comissão especial deve apresentar um relatório com vistas a regular legislativamente a matéria analisada ou encaminhar sugestões ao órgão competente. A formação da comissão é a seguinte, sendo titulares os deputados: Ana Affonso (PT), Jeferson Fernandes (PT), Marisa Formolo (PT), Maria Helena Sartori (PMDB), Márcio Biolchi (PMDB), Ernani Polo (PP), Mano Changes (PP), Juliana Brizola (PDT), Alceu Barbosa (PDT), Cassiá Carpes (PTB), Pedro Pereira (PSDB), além do presidente, Catarina Paladini (PSB). Cruxen confirma manter boa expectativa em relação ao comparecimento das pessoas interessadas na valorização da universidade estatal.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.