Livramento sedia a primeira audiência pública sobre plano de recursos hídricos

Evento, com a disposição de incluir opiniões e sugestões na minuta, ocorreu ontem, durante toda a tarde, no Legislativo santanense

Presenças no evento de ontem à tarde, durante o desenvolvimento da etapa aberta às comunidades

Técnicos, ambientalistas, cidadãos. A audiência pública de ontem, na Câmara de Vereadores, não lotou o plenário João Goulart, mas atraiu pessoas interessadas em oferecer sugestões e opiniões a respeito o uso, trato e demais elementos, visando à composição de um documento que seja o guia do Rio Grande do Sul no que tange aos recursos hídricos.

Desde as 14h até o fim da tarde, a primeira audiência promovida pelo governo estadual, por intermédio dos setores que compõem a Secretaria do Meio Ambiente, marcou colaborações importantes de santanenses, entre outros cidadãos da região.

Foi o início dos debates com as comunidades regionais, em especial, aquelas que fazem parte dos comitês das bacias hidrográficas dos rios Ibicuí e Santa Maria.

De acordo com as explanações dos representantes do governo gaúcho, a elaboração do I Plano Estadual de Recursos Hídricos estará sendo desenvolvida em quatro audiências públicas, em diferentes regiões do Rio Grande do Sul, sendo a realizada ontem, em Livramento, a inicial.

 

 

Vários representantes setoriais locais estiveram presentes, como Leonardo Perez – do CREA -; e de outros municípios, como os integrantes do Comitê do Rio Ibicuí, Roberto Basso, Roberto Carvalho, presidente, e Eldo Costa vice-presidente do Comitê do Rio Santa Maria, bem como o diretor do Departamento de Recursos Hídricos da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) do estado gaúcho, Marco Mendonça, que realizou a coordenação das atividade, estimulando a participação dos integrantes do plenário para manifestarem suas opiniões e colaborações.

 

 

A exemplo do que ocorrerá nas demais audiências, coordenadas pelo Departamento de Recursos Hídricos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente-Sema, ontem foi realizado um amplo debate a respeito dos itens que constam da minuta de projeto de lei do plano, sendo efetiva a participação dos representantes dos comitês de bacia e a comunidade da região. Após os debates nas audiências, o tema será também discutido pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Cdes-RS) na Câmara Temática Meio Ambiente, no dia 18 de fevereiro, às 14h30; e no Conselho Estadual de Recursos Hídricos.

Após essas etapas, o projeto de lei com as contribuições será enviado à Casa Civil para encaminhamento à Assembleia Legislativa, no início de março. Quem desejar mais detalhes a respeito da minuta, do plano ou das inclusões realizadas, pode entrar em contato diretamente com a Secretaria Executiva do Conselho de Recursos Hídricos-CRH/RS, localizada na Avenida Borges de Medeiros, 261 – 12º andar, em Porto Alegre, fone (51) 3288-8142.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.