Pessoas deverão se cadastrar para utilizar o Wi-Fi

Cadastramento poderá ser realizado a partir de junho, junto ao Centro de Cadastramento de senha para wi-fi livre

Centro de Cadastramento de senha para wi-fi livre no Parque Binacional tem previsão de inauguração para o dia 10 de junho

Após a instalação do cabeamento óptico e da construção do Centro de Cadastramento de senha para wi-fi livre no Parque Binacional, foi realizada, na manhã de ontem, a instalação de energia elétrica para abastecer o local e permitir que, após a inauguração, os fronteiriços possam, finalmente, utilizar a internet Wi-Fi que estará disponível no Parque Internacional, tanto para santanenses, quando para riverenses.

Segundo informou Carlos Eduardo de Miranda Alves, secretário de relações institucionais e captação de recursos, a internet no Parque Internacional deverá começar a ser disponibilizada a partir do dia 10 de junho, quando será realizada uma cerimônia de inauguração. “A data não é fixa, mas a inauguração acontecerá no mesmo dia do lançamento do Telecentro, que ficará junto à Casa da Economia Solidária, na Rivadávia Corrêa, 60”, afirmou ele. Para essas cerimônias, deverão estar presentes o governador do Estado, Tarso Genro, o presidente do Uruguai, José Mujica, o Ministro das Telecomunicações, Paulo Bernardo Souza e, possivelmente, a presidente do Brasil, Dilma Rousseff.

Conforme disse Carlos Eduardo, o alcance do sinal será de em torno de 400 metros, abrangendo todo o limite do Parque Internacional e também as quadras em volta dele. “As pessoas poderão utilizar a internet livremente, em toda aquela área, desde que façam o cadastramento e adquiram uma senha”, completou.

Para ter acesso à internet, os cidadãos deverão realizar um cadastramento, mediante apresentação de documentos pessoais, como carteira de identidade e CPF, em uma espécie de quiosque já instalado no Parque Internacional, que a partir de junho, terá um servidor de plantão liberando senhas de usuários para os cadastrados.

A disponibilização da internet não terá limite de usuários. “Em nenhum momento foi dito que haveria um número X de pessoas para utilizar a internet simultaneamente. A única exigência é o cadastramento. Sem ele, não será possível o acesso à rede”, lembrou Carlos Eduardo.

 

 

Santanenses pretendem utilizar o serviço 

“Vai ser bom, é mais um atrativo para a Praça, pois vai chamar as pessoas para o local. Pretendemos utilizar, vamos aproveitar”.
Fabiana Corrales, 19 anos, estudante, e Makele Oliveira, 20 anos, vendedora

 

 

 

“Não costumo usar internet. Não me chama a atenção, então, para mim, não terá muita diferença”.
Mariana Machado, 18 anos, estudante

 

 

 

 

“Acredito que muitas pessoas vão aproveitar esse serviço, pois a internet é algo viciante. Para quem não tem essa ferramenta em casa, é uma boa oportunidade, além do acesso ser gratuito”.
Liana Maria Pereira dos Santos, 14 anos, estudante

 

 

 

 

“Para quem curte, é uma boa. Acredito que seja um modo de chamar a atenção das pessoas para o Parque, que atualmente é pouco frequentado. Vou querer usar, com certeza”.
Danieli Silva, 20 anos

 

 

 

 

“É muito bom. Acredito que o local está muito bem posicionado e é um serviço que todo mundo usa”.
Nathalia Vargas, 15 anos, estudante

 

 

 

 

 

“Acho legal. Quando tiver, pretendo utilizar”
Tainara de los Santos, 17 anos, estudante

 

 

 

 

 

“Acho a iniciativa bem interessante, porque pode atrair bastante gente para a praça, que é um ponto turístico. O problema pode ser a velocidade da internet, porque muitas pessoas vão utilizar ao mesmo tempo e pode ficar lento”.
Rogério Bras, 16 anos, estudante

 

 

 

O que é “WI-FI”?

A internet pública é uma rede que interconecta milhões de equipamentos de computação em todo mundo. Tradicionalmente, era formada por computadores, porém com a mudança nos modelos de manipulação da informação, cada vez mais celulares, smartphones e tablets estão acessando esta rede.

Segundo o Prof. Franco Vieira Sampaio, Coordenador do Curso de Sistema de Informações da Urcamp, Campus de Sant’Ana do Livramento, devido à mobilidade que estas novas tecnologias permitem, se faz necessário uma conexão sem fio, que pode ocorrer através de um chip 3G ou de um ponto de acesso, popularmente conhecido como Wi-Fi. “Este ponto de acesso (Wi-Fi) permite que os usuários cadastrados acessem a internet, naveguem por sites, façam download ou upload de arquivos, comuniquem-se através de e-mail ou comunicadores instantâneos”, explicou o professor Franco.

O professor Franco avaliou de forma positiva a chegada do ponto de acesso Wi-Fi ao Parque Internacional: “A comunidade poderá usufruir de seus benefícios, fazendo pesquisas e ampliando seus conhecimentos”, finalizou o coordenador.

 

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.