Lançado oficialmente o Parque Internacional“Digital”

Cadastramento para obter sinal de wi-fi já pode ser realizado no quiosque do Parque

Inauguração da internet livre no Parque Internacional contou com a presença de diversas
autoridades do Estado, que foram recebidas por alunos da rede municipal de ensino

Ao meio-dia de ontem, como já estava previamente programado, a comitiva saiu do Telecentro Binacional e encaminhou-se, a pé, até o Parque Internacional, para conhecer o quiosque onde está sendo realizado o cadastramento para utilização da internet Wi-Fi.

Em entrevista à reportagem, o ministro das comunicações,Paulo Bernardo Silva, relatou suas impressões no que diz respeito à internet ser disponibilizada de forma binacional no Parque Internacional. “Nós estamos muito felizes, porque essa realização do governo do Estado, da prefeitura de Livramento e da Intendência de Rivera com o governo uruguaio é muito importante, no sentido de que além de reforçar a amizade entre os dois países, é uma ligação entre as duas cidades, mas, acima de tudo, entre o Brasil e o Uruguai. Aqui é o primeiro lugar onde conseguimos fazer o enlace físico das fibras e já estamos trabalhando em projetos que serão feitos em outras localidades, como Oiapoque e Guiana Francesa, por exemplo. Portanto, aqui saímos na frente, e consideramos importantíssimas outras ligações como essa. É um trabalho pioneiro e, com certeza, será um sucesso extraordinário para as pessoas, com certeza, uma referência nacional”.

Na solenidade, o prefeito municipal Glauber Lima disse que este é um sonho que está se realizando. “Estamos inaugurando este espaço, que é o símbolo físico da integração entre dois povos irmãos. A partir de hoje, a nossa comunidade vai poder, em todo o território do Parque Internacional, desfrutar da internet livre”, salientou.

O Presidente da Procergs, CarlsonAquistapasse, destacou a simbologia do ato para a companhia. “Esse ambiente é um símbolo do nosso trabalho, é o valor que estamos trazendo pra cá. Espero que a comunidade faça um bom usoe essa integração com o Uruguai se concretize ainda mais nesta ação”.

Eurides Mescolotto, presidente da Eletrosul, falou do orgulho de poder oferecer, junto com o prefeito municipal e o ministro, a praça com a internet livre. “É honroso para nós estarmos aqui nesta praça que significa a união de povos, e dizer que a Eletrosul está presente em Livramento, através da força dos ventos nos parques eólicos. Estamos também agora com a força da comunicação, trazendo capacidade de transmissão para Sant’Ana do Livramento com Rivera”.

O presidente da Telebrás, Caio Cezar Bonilha Rodrigues, ressaltou a importância da inclusão digital em cidades mais distantes da capital federal. “Para nós, da Telebrás, é um passo importante não só na integração regional, da qual somos uma das ferramentas do Governo Federal, mas também um passo importante em trazer o programa nacional de banda larga, inclusão digital aos lugares mais longínquos. Para nós, é uma grande satisfação, e parabenizamos a população de Sant’Ana do Livramento por essa conquista, que eu tenho certeza, será um marco para uma revolução de inclusão digital e para o desenvolvimento da região”.

Carolina Cosse, presidente da Antel, falou da satisfação da concretização da internet binacional. “Para nós, é uma alegria, um esforço concretizado de conexão das cidades. Também é um esforço de cooperação conjunta que começa aqui. Sigamos avançando juntos. AAntel está disposta a seguir esse caminho”.

Vera Spolidoro, coordenadora do gabinete de inclusão digital do governo do Rio Grande do Sul, que, nesse ato, representou o governador Tarso Genro, ressaltou o esforço conjunto na concretização do telecentro binacional e da internet no Parque Internacional. “Cumprimento especialmente o povo uruguaio e brasileiro, que vai poder utilizar uma ferramenta de democracia que é a internet. É uma forma das pessoas se informarem, ampliarem seus conhecimentos, buscarem cultura e integração. Portanto, meus parabéns a todos”.

Alunos da rede municipal de ensino também prestigiaram o evento, uma vez que, segundo o secretário municipal de educação, Mario Santanna, o município vai aderir ao projeto “Um computador por aluno”, do governo estadual. “Aqui vai ser um ponto de internet livre, onde as crianças poderão, quando já tiverem seus laptops, acessar a internet em toda essa região. Nas escolas, também haverá esse acesso à internet, mas esse é um ponto central e emblemático e lançamos esse projeto (Um computador por aluno) também em Livramento, por isso a presença dos alunos para celebrar esse momento”, destacou Mario.

Cadastramento de senha para wi-fi livre no Parque Internacional

Documentos Necessários: Carteira de Identidade ou cédula de identidade para uruguaios
Horário de Funcionamento: das 7h30 às 18h, de segunda a sábado
Área de abrangência do sinal: raio de 50 metros da antena
Velocidade: 10MB

 

“É uma iniciativa boa e nova do governo e acho que vai atrair muitas pessoas para o Parque”, Marco Aurélio Pereira Dias, 22 anos

 

 

 

“Achei legal essa diversidade na nossa cidade. Vai ser bom para poder acessar vários sites”, Priscila Borges, 18 anos

 

 

 

“Estou aproveitando essa oportunidade, já que está tão fácil de acessar, e que é grátis”, Nilton Vaqueiro, 38 anos

 

 

 

“É bom para termos esse acesso
globalizado na Fronteira. É um incentivo para outras cidades de fronteira também. Moro aqui em frente ao Parque e vai ficar bem fácil e rápido ter acesso à internet”,
Bruno Carneiro, 35 anos

 

 

 

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.