O Parque Internacional, em breve, digital

Sant’Ana do Livramento entra na rota dos Telecentros Digitais e terá o Parque Internacional como o primeiro local binacional do mundo com internet livre

Santanenses, riverenses e visitantes poderão, a partir de junho, ter acesso à internet de alta velocidade, de graça, no Parque Internacional

Uma cidade que mergulha no mundo da tecnologia e deixa para trás antigas distâncias. Se para alguns a Fronteira entre Sant’Ana do Livramento e Rivera, Brasil e Uruguai, é considerada fisicamente distante, para outros, que já entenderam que não existe afastamento no mundo virtual, as cidades-gêmeas estão ficando cada vez mais perto do mundo. O símbolo da integração máxima entre os dois países, cenário que melhor simboliza a irmandade entre brasileiros e uruguaios, o Parque Internacional, passará a ser o primeiro ponto binacional do mundo a contar com o sistema de internet livre. O chamado Telecentro Comunitário será um espaço público provido de computadores conectados à internet em banda larga, onde serão realizadas atividades, por meio do uso das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação), com o objetivo de promover a inclusão digital e social das comunidades atendidas.

No Parque Internacional, uma espécie de quiosque irá funcionar tendo um servidor de plantão liberando senhas de usuários. “Mais tardar até julho ou agosto, alunos da rede pública de ensino irão receber sete mil computadores. Esses estudantes poderão se conectar a internet no interior do Parque Internacional depois de pegarem uma senha, tendo acesso com altíssima velocidade. Quem quiser usar internet no Parque Internacional terá acesso livre e gratuito e isso impacta de maneira muito positiva. Isso dialoga com um conjunto de movimentos do Governo Federal e do governo do Estado, e queremos nos agregar a isso nesta inclusão digital. Já conversei com o secretário de Educação do Município, Mário Santanna, para prepararmos para 2014 o projeto de um computador por aluno na nossa rede municipal. O telecentro terá 20 computadores com internet gratuita e para nós, poder ter em um espaço que é um símbolo de integração do Mercosul, é algo muito importante e um avanço. Sei que uma ou duas capitais do País têm espaço com internet wi-fi disponível. Mas um local como esse nosso, binacional e com internet de graça para as pessoas, é único. Vamos poder, inclusive, vender a imagem de uma Fronteira que se integra à era digital”, frisou Glauber Lima. 

Cabeamento

Uma equipe trabalha na colocação dos cabos de fibra óptica que fazem parte da estrutura necessária para permitir o acesso aos moradores da Fronteira, e visitantes, à internet considerada rápida. Quem cruzou pela Avenida João Goulart pôde comprovar o trabalho que está sendo feito pelas equipes que trabalharam durante todo o fim de semana para que o processo de instalação seja concluído dentro do prazo estipulado. Serão diversos quilômetros de cabos instalados em Sant’Ana do Livramento, e que permitirão acesso à banda larga de altíssima velocidade em todas as secretarias municipais e nos órgãos de educação federal como Unipampa e IFSul, de acordo com o prefeito Glauber Lima. 

Rumo ao futuro

“Este é um projeto do governo Federal em pareceria com o governo do Estado”, explicou Glauber Lima, em entrevista concedida na tarde de ontem à reportagem do Jornal A Plateia. Ele disse ter conversado com o secretário executivo do Ministério das Comunicações, o santanense Cezar Alvarez, e foi informado que as instalações de cabeamento óptico, feitas em todo o município, em todos os órgãos que pertencem à Prefeitura, irá atingir os dois quartéis do Exército, Câmara de Vereadores, Santa Casa de Misericórdia, IFSul e mais um ou dois órgãos federais. “Parte deste projeto é o Telecentro Binacional, que vai funcionar na Rua Rivadávia Corrêa, com 20 computadores que foram doados para a cidade e que serão integrados ao Uruguai. Essa rede vai se conectar fazendo valer toda a integração do Rio Grande do Sul com os países limítrofes, especialmente Uruguai e Argentina. O governador virá para a inauguração, possivelmente no mês de junho”, disse.

As obras de instalação do cabeamento óptico deverão ficar prontas nos próximos dias e a inauguração, segundo o Prefeito, deverá acontecer no mês de junho. Glauber Lima disse que a inauguração deverá contar com a presença do governador Tarso Genro, do Presidente do Uruguai, José Mujica, e, ainda a ser confirmada, a presença da presidente Dilma Roussef.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.