Mais de 1700 pessoas cadastradas para utilizar internet livre no Parque

Em relação ao alcance da Wi-Fi, há um projeto de elevação das antenas, para que o sinal se propague melhor

Lucas de Medeiros Motin, estagiário responsável pelos cadastramentos no quiosque

Ainda podem ser realizados os cadastramentos de usuários e liberação de senha no quiosque localizado no interior do Parque Internacional, para a utilização da internet wi-fi livre, inaugurada no dia 18 de junho. De acordo com Lucas de Medeiros Motin, responsável pelos cadastramentos no quiosque, até a tarde de ontem, já havia 1786 (mil setecentos e oitenta e seis) usuários cadastrados, sendo que o maior fluxo de pessoas esperando para efetuar o cadastramento de usuário e senha, é das 12h30 às 13h30. “O pessoal está vindo frequentemente para realizar o cadastramento e, após, para a utilização da internet”, destacou. Em relação à faixa etária dos usuários, Lucas ressaltou que é bem variada, composta por crianças, adultos e idosos. Todos querem usar a internet wi-fi livre. “A pessoa que quer realizar seu cadastro precisa trazer apenas um número de documento pessoal, e se quiser fazer para outra pessoa, trazer a identidade e o nome dela”, esclareceu. Durante três meses, quem quiser efetuar seu cadastro, basta ir até o Parque Internacional munido de documento. 

Internet

Bruno Barbosa, 21 anos, e Marcos Daniel da Silva Barbosa, 29 anos, disseram que o sinal é bom e que a
velocidade é excelente

Segundo Carina Helena Benitez, Diretora Técnica da Secretaria Geral da Prefeitura, a internet Wi-Fi livre do Parque Internacional está correspondendo às expectativas, já que a proposta era que o alcance do sinal abrangesse toda a extensão do Parque Internacional. “Foi comentado que o sinal chegaria a 300 metros do lugar, no entanto, não é obrigatoriamente necessário que a internet tenha esse alcance”, destacou. Ela ressaltou, ainda, que as pessoas que utilizarem a internet livre terão, e estão tendo, uma cobertura wi-fi de alta velocidade, de forma gratuita, com um navegador em português ou espanhol.

Uma das antenas existentes no local é “omnidirecional”, aquela que propaga a onda eletromagnética em todas as direções. Esse tipo de antena tem uso facilitado, por não precisar de direcionamento, facilitando sua instalação. São usadas tanto nas estações de base, quanto nas placas de acesso. Entretanto, não funcionam bem para enlaces longos, a não ser que sejam utilizados amplificadores externos. Esse tipo de antena é principalmente utilizada para redes wireless.

 

Quiosque provisório para a realização do cadastramento de usuários

Segundo a diretora técnica, o motivo do sinal estar melhor para o lado uruguaio está relacionado com a arborização do lugar. “As folhas das árvores possuem água em sua estrutura, e isso é uma barreira de raio, ou seja, o sinal chegará mais fraco para aqueles lugares que têm uma maior quantidade de árvores”, frisou. Ela completou dizendo que quando o Parque passar pela reforma prevista, os técnicos da Procergs elevarão as antenas para ver se o sinal fica mais abrangente. “Ressaltamos que a internet livre é para os usuários do Parque. As pessoas que moram nos arredores poderão receber o sinal, porém, não é esse o propósito do projeto”, explicou.

“A cidade está rumando para o mundo da tecnologia da informação, pois o Parque Internacional é o primeiro ponto binacional do mundo a contar com o sistema de internet livre para a população de dois países. Este é um projeto do governo Federal em pareceria com o governo do Estado”, explicou Glauber Lima, prefeito municipal.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.