Cidadão acusa descarte irregular de remédios e material hospitalar

Remédios, seringas e outros materiais da Unidade Sanitária estariam sendo descartados juntamente com o lixo comum

Seringas usadas ficam expostas em lixo comum na calçada, aos fundos da Unidade Sanitária

Muito se fala em descarte correto de medicamentos e lixo hospitalar, pois os riscos de contaminação e danos ao meio ambiente são grandes. Mesmo assim, há mais de dez anos, segundo relata o morador Diomar Chardosin, uma cena se repete constantemente na rua Jacinto Moreira: funcionários da Unidade Sanitária colocam bolsas com material infectante, e rotuladas dessa maneira, juntamente com o lixo comum na rua, para que sejam recolhidas pelo sistema de coleta de lixo. “Essa cena se repete constantemente aqui na rua. Todos os vizinhos já conhecem esse problema, pois o lixo é depositado sexta-feira à tarde, para ser recolhido somente no sábado à noite, que é quando o sistema recolhe”, conta o morador.

Cartelas de medicamentos vencidos em sacolas e caixas são depositados sem nenhum cuidado, junto ao lixo comum

Enquanto o lixo fica em plena calçada pública, os moradores de rua e outras pessoas, conforme relataram os vizinhos da localidade, revisam o lixo e se “servem” de remédios, seringas e o que mais lhes interessar. “O que me preocupa é que os remédios somem, as pessoas levam, e o perigo de ingerir esses medicamentos sem saber direito para o que serve é muito perigoso”, relatou Diomar.

Segundo os moradores, há todo tipo de material misturado ao lixo comum: são agulhas, restos de curativos, algodão, que rapidamente somem, levados por carroceiros, e até pessoas em motocicletas que, recolhem os materiais descartados de forma irregular. 

Contraponto 

Os vizinhos da localidade já haviam procurado a reportagem de A Plateia para relatar o problema, mas até então, nenhuma atitude foi tomada.

De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal, após essa denúncia, será realizada uma vistoria no local. Se for confirmada a veracidade da informação, serão tomadas as devidas providências. 

Profissional alerta sobre o risco 

A farmacêutica Ticiane Albornoz explicou o funcionamento da máquina coletora de medicamentos

Segundo a farmacêutica Ticiane Luizelli Costa Albornoz, não se deve descartar nenhum medicamento no lixo comum, nem no vaso sanitário, pois os mesmos são compostos de substâncias químicas que colocam em risco a saúde de crianças ou pessoas carentes que possam reutilizá-los, além de causar a contaminação da água e do solo.

Geralmente, segundo ela, o lixo hospitalar é recolhido por empresas terceirizadas especializadas nessa área, que fazem o correto descarte dos medicamentos.

Na rede farmacêutica, os medicamentos vencidos retornam para a central de distribuição, que encaminha para uma empresa especializada em transporte e incineração desse tipo de resíduo. 
O grande problema, entretanto, está quando o descarte fica a cargo do consumidor, que geralmente joga os restos de medicamentos no lixo comum ou em vasos sanitários.

Drogaria faz campanha para descarte correto de medicamentos

Pensando na saúde e bem estar das pessoas, a Panvel criou um programa de coleta de medicamentos vencidos, aliado à preocupação com o impacto que esses resíduos causam ao meio ambiente. 
Em Sant’Ana do Livramento, a filial 62 da Panvel disponibilizou um coletor que recebe o material do consumidor. “Toda a população pode trazer medicamentos vencidos ou que não estejam utilizandos. A máquina, que possui um computador acoplado, recebe os resíduos separados pela caixa, comprimidos ou pomadas, líquidos e sprays”, explicou Ticiane Albornoz, farmacêutica responsável pela drogaria. A máquina coletora registra e acondiciona os medicamentos até sua coleta pelas empresas responsáveis. 
Segundo a farmacêutica, o consumidor ainda não adquiriu o costume de levar os medicamentos até o local, embora as dúvidas relacionadas à utilidade da máquina sejam recorrentes. 

:: FAÇA SUA PARTE ::

1 SEPARE NA SUA CASA
- Verifique na sua casa a data de vencimento de seus medicamentos. Separe os vencidos e também aqueles que você sabe que não serão mais usados.

2 LEVE PARA A MÁQUINA COLETORA
- Leve-os com suas respectivas caixas a uma loja que disponibilize o recolhimento dos medicamentos

3 DESCARTE CORRETAMENTE
- Na estação coletora, siga a orientação da tela. Separe, rasgue as embalagens e deposite separadamente nos locais indicados
O que pode ser depositado nas máquinas:
Pomadas e comprimidos;
Líquidos e sprays;
Caixas e bulas.

:: Dicas úteis ::

- Conservar os medicamentos e as bulas em suas embalagens originais é uma ação importante para assegurar seu uso correto.
- Os medicamentos devem ser guardados longe da luz, da umidade e do calor. Leia as embalagens com atenção: elas devem conter as condições indicadas de armazenagem e conservação.
- Caso verifique algum efeito adverso, relate ao profissional que o prescreveu ou ao seu farmacêutico;
- Armários com remédios, xampus, cremes, produtos de limpeza e outros produtos químicos devem ser trancados à chave ou cadeado, bem como devem estar à altura suficiente para ficar fora do alcance das crianças.
- Os medicamentos devem ser armazenados isoladamente dos cosméticos, produtos de limpeza, perfumarias e outros produtos químicos.
- Não utilize medicamentos após o término do tratamento. Observe, ainda, as datas de validade dos medicamentos armazenados em casa, bem como antes de comprá-los.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.