Lixo jogado na Praça Argentina continua comprometendo o local
Secretaria de Serviços Urbanos planeja colocar em prática projeto com contêineres

Praça Argentina continua sofrendo com descarte de lixo em horário diferente da coleta municipal. No detalhe, uma foto da praça como era antes da colocação das estruturas de concretos
Um dos locais que foi projetado para receber bancas de vendedores, ainda sofre com o acúmulo de lixo jogado em horários impróprios e até mesmo por visitantes que cruzam a Fronteira para realizar compras em Rivera, no Uruguai.
Frequentadores do espaço, que está localizado em frente ao Hotel Cassino & Resort, principalmente moradores do lado brasileiro aguardam uma solução rápida para evitar que o acúmulo de lixo, como caixas e restos de sacos plásticos, continuem estragando o visual da praça.
Conforme uma das moradoras do local, que somente quer ser identificada pelas iniciais N.B.S.R., o seu desejo era ver a Praça Argentina novamente com uma “praça”, com grama plantada e com a infraestrutura voltada à verdadeira área de lazer. “Lembro quando nos mudamos para este local, há 29 anos, que a Praça Argentina era toda com grama e um espaço agradável para as famílias frequentarem. Depois construíram esta estrutura de concreto para abrigar os vendedores, mas que no fim ficou sem utilização e com um aspecto cinza”, destacou a moradora.
Conforme outros testemunhos, o local acaba realmente sendo alvo do descarte de lixo em praticamente todos os horários do dia. Apesar do contratempo, o local ainda agrada os visitantes.
O comerciante Eurico Rodrigues, 61 anos, residente em Cachoeira do Sul, é um destes exemplos, pois ao ser questionado sobre sua opinião, com relação à referida praça, o mesmo relatou ser um local agradável. “Esta é a primeira vez que visito a Fronteira da Paz. É um bom lugar e a praça me pareceu muito agradável, porém poderia estar um pouco mais limpa”, comentou.
Outra impressão colhida a respeito do local foi da vendedora Eva Dutil, 59 anos, que relatou que procurar manter o espaço onde trabalha sempre limpo e organizado, mas que percebe quando visitantes acabam jogando caixas e sacolas plásticas no meio- fio ou na calçada da praça. “Mantenho o local sempre limpo, organizado, até porque é o meu local de trabalho. O lugar é bom e gosto muito daqui. Infelizmente vejo diariamente que alguns visitantes acabam descartando lixo na praça em todos os horários e com isso também percebo que o pessoal responsável pela limpeza pública não consegue dar vencimento, o que fica acumulado”, contou Eva.
Eva Dutil trabalha há vários anos na praça e disse que inclusive cuida o local diariamente, apesar de ver o lixo ser jogado por visitantes
Eurico Rodrigues, 61 anos, visitou pela primeira vez a praça e gostou do local, apesar de notar o acúmulo de lixo.
Projeto
Conforme a Secretária de Serviços Urbanos, Ana Aseff, o local receberá contêineres dentro de um projeto, que também prevê o seu embelezamento. “A equipe de recolhimento de resíduos realiza o serviço todas as noites, mas a realidade é que o descarte de lixo naquela região ocorre em todos os horários. A questão de lixeiras será resolvida em breve, em um projeto de um grupo, através de uma parceria com a Prefeitura Municipal que prevê colocação de contêineres na Praça e em outras partes da cidade”, explicou Ana.