Árvores em risco. Solução, a partir desta semana

Secretária de Serviços Urbanos diz que contato com comando do Corpo de Bombeiros se dará com a volta do Comandante Burgel

Árvores de grande porte em pé e outros restos ainda esparramados, ao lado do Centro de Inclusão Digital, ainda esperam por solução definitiva

Foram três temporais quase em sequência. Rajadas de vento, solo extremamente úmido em alguns pontos, risco para moradores de diversas localidades e, em meio a isso, a transição de um governo municipal para outro. Diante de uma série de problemas, a secretária Ana Assef assumiu a Secretaria de Serviços Urbanos já tendo a necessidade de dar respostas a demandas imediatas da população, causadas pela força sempre variável do clima.

Em uma cidade arborizada, onde, segundo especialistas, algumas espécies plantadas estão absolutamente fora dos padrões, o risco de novas quedas durante os temporais se torna iminente. Ao longo da última semana, servidores conseguiram retirar partes de árvores que estavam ameaçando as redes de energia elétrica e de telefonia, especialmente na região central da cidade, porém, novos problemas surgem a cada dia, revelando que em alguns pontos as plantas podem até não ter caído, assim como alguns postes, mas sua estrutura ficou ameaçada, colocando em risco a integridade de pessoas e seu patrimônio.

Novas demandas 

A secretária de Serviços Urbanos de Sant’Ana do Livramento, Ana Cristina Assef

Depois de ter solucionado parcialmente os problemas dos moradores de parte da rua Hugolino Andrade, nas proximidades da rua Duque de Caxias, onde uma árvore ameaçava cair definitivamente sobre a rede elétrica – embora outras duas permaneçam escoradas nos fios de telefonia – agora é a vez dos moradores das proximidades do Centro de Inclusão Digital, na rua Manduca Rodrigues, apresentarem a sua reivindicação.

No local, ainda no mês de dezembro, equipes do Corpo de Bombeiros atuaram na poda de pelo menos duas grandes árvores que ameaçavam cair sobre as residências e também sobre o prédio público. Na época, uma escada Magirus precisou ser trazida da cidade de Uruguaiana para que a tarefa fosse efetuada. Agora, de acordo com moradores da região, o trabalho precisa ser concluído, já que outras duas grandes árvores ainda ameaçam cair, caso a força dos ventos volte a atingir marcas acima dos 100Km/h.

Alertada do problema herdado da gestão passada, a secretária Ana Cristina Assef, da Secretaria de Serviços Urbanos de Sant’Ana do Livramento, disse que já manteve contato com o comandante do 10° CRB – Comando Regional do Bombeiros, Pedro Maron Burgel, e que uma reunião deverá ocorrer nesta semana. Ana Assef disse que o comandante não se encontrava na cidade na última sexta-feira, porém, o assunto será levado à pauta do encontro, para que uma solução conjunta seja encontrada. 

Caixões 

Ainda ao longo da semana, a secretária Ana Assef havia relatado um outro problema diagnosticado pela sua pasta: a falta de caixões para que sejam feitos enterros de quem não pode pagar pelo serviço e conta com a ajuda da Prefeitura Municipal.

Na quarta-feira, a secretária informou que apenas uma unidade estaria à disposição da comunidade e que, além disso, a falta de material também havia se tornado um novo empecilho para a construção de novos. No fim da tarde da última sexta-feira, Ana Assef informou que o problema já começa a ser solucionado, e que ao longo da semana novas unidades estarão à disposição, na Secretaria de Serviços Urbanos, para eventuais necessidades.

Por Cleizer Maciel
cleizermaciel@jornalaplateia.com

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.