Eventos alusivos à Consciência Negra marcam a efeméride em Livramento

Comunidade no Ibicuí d’Armada realizou celebração na Semana da Consciência Negra

A Associação Remanescente de Quilombo Ibicuí da Armada de Sant’Ana do Livramento e a Emater-Ascar realizaram no domingo, 18, um evento alusivo ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado na terça-feira, dia 20. As atividades aconteceram na propriedade de Nilton Vaqueiro, na localidade do Ibicuí da Armada e contaram com a participação de 45 pessoas. A programação envolveu diversas atividades, como uma retrospectiva das conquistas alcançadas pela Associação e uma projeção das próximas demandas que serão buscadas. O almoço, um saboroso churrasco, foi patrocinado pela própria comunidade. O dia ainda contou com roda de chimarrão, entrega de brinquedos do projeto Rede de Proteção Social Básica, Orientação e Apoio Sócio-Familiar junto à Secretaria de Assistência Social, e jogos de futebol e vôlei, além dos pronunciamentos do gerente regional da Emater-Ascar Luis Fernando Fabrício e do assessor técnico da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do governo estadual, Alcedir Drum dos Santos. 

Eventos oficiais 

Após uma série de atividades desenvolvidas desde o dia 16, quando foi realizado um coquetel para convidados, autoridades e lideranças do Movimento Negro, a Câmara de Vereadores desenvolveu, dia 20, a sessão solene alusiva ao Dia Nacional da Consciência Negra.

No sábado, 17, dois eventos movimentaram as celebrações. O primeiro, na parte da tarde, foi a reunião ordinária do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Rio Grande do Sul (Codene), com a participação de integrantes da diretoria do ente estadual. A sessão, sugerida pelo vereador João Batista Conceição (PSB), foi aberta ao público em geral, contando com expressiva participação de várias outras pessoas e entidades representadas. Foi a oportunidade para que as pessoas que estavam na assistência oferecessem sugestões e encaminhamentos ao Conselho. O plenário da Câmara registrou uma expressiva participação dos cidadãos da Fronteira e de outras localidades.

Também na noite de sábado foi desenvolvida a abertura oficial da Semana da Consciência Negra, nas dependências do Clube Farroupilha, seguindo-se algumas atrações especialmente convidadas para a noite. A primeira apresentação ficou por conta do Grupo de Mulheres Negras Em Canto, seguindo-se o show do grupo Puro Samba e concluindo a noite de espetáculo com as mini-baterias das escolas de samba de Livramento.

Durante entrevista radiofônica, Batista Conceição disse que se trata de uma honra para Livramento sediar a abertura da Semana da Consciência Negra e fez agradecimentos a todos os integrantes do Codene, bem como a Secretaria de Estado da Cultura, a qual, conforme ele, entendeu a importância para o município de um evento como esse.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.