Novo reservatório do DAE começa a ser instalado no Parque São José

Ação visa reduzir os problemas enfrentados pelos moradores no próximo verão, quando aumenta o consumo de água em toda a cidade

Novos tanques chegaram à cidade e começaram a ser instalados. Os técnicos estimam que a entrada em funcionamento se dê nos primeiros dias de outubro

Amanhã de ontem foi de obras intensas no local que irá receber uma das duas novas caixas d’água do DAE – Departamento de Água e Esgotos de Sant’Ana do Livramento. Dos dois novos tanques, como são chamados tecnicamente pelos profissionais do DAE, um começou a ser montado na rua Jorge Souto Duarte, no Parque São José e, segundo o diretor- presidente da Autarquia, João Carrets, terá a capacidade para atender entre 4 e 5 mil famílias. “Estamos montando a base para a colocação da caixa de água com 50 mil litros e uma capacidade para atender entre quatro a cinco mil moradias. Essa caixa aqui do Parque irá nos ajudar a reduzir um pouco do gasto de água do bairro Carolina, além de abastecer o Wilson e Carajás e parte da Tabatinga até a Alexandrina”, afirmou o diretor, que acompanhou de perto o início das obras, tanto no Parque São José, quanto na Vila Paraíso, local que irá receber o segundo reservatório. 

Custo 

De acordo com João Carrets, o custo da obra em cada um dos tanques, já contando com a estrutura necessária à sua instalação, é de R$ 44.100,00 (quarenta e quatro mil e cem reais). “Esse valor se refere a cada um dos tanques, incluindo transporte e colocação. Agora, estamos preparando as bases que irão receber os tanques no Parque São José e na Vila Paraíso e na próxima segunda-feira chegará o guincho da cidade de Bagé, que irá auxiliar no processo de montagem. Creio que na próxima quarta-feira a estrutura toda deverá entrar em funcionamento para abastecer a população, para que não fique sem água no verão. Esse é o complemento dos dois novos poços que foram abertos neste ano pelo DAE, um aqui e outro no interior do DAE”, afirmou ele. 

Poço reativado 

Carrets disse, ainda, que um poço aberto em 1999 e que tem a capacidade de gerar 88 mil litros de água por hora, que nunca havia sido utilizado, está sendo preparado para entrar em funcionamento. “Eu, francamente, nem sabia desse poço, e somente fiquei sabendo há cerca de três meses. De posse das informações, fui até o local e fizemos toda a limpeza e manutenção necessária para que ele possa entrar em funcionamento o mais breve possível. Esperamos, até o fim do ano, colocar na rede do Armour, uma vez que agora estamos preparando o projeto de eletricidade”, destacou. 

Por Cleizer Maciel
cleizermaciel@jornalaplateia.com

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.