Livramento caminha para a solução da falta de água

Diretor do DAE, João Carrets, afirma que dois novos poços devem resolver a questão da falta de água na cidade, porém população deverá fazer sua parte, colaborando através de um consumo consciente

João Carrets, Pedro e Manoel: trabalho intenso para finalizar as obras no interior da autarquia e no Wilson

Falta apenas um passo para que um dos poços construídos recentemente pelo DAE seja efetivamente colocado em serviço. Segundo o Chefe Administrativo da casa, a conclusão da obra do Wilson depende apenas da aprovação de um protocolo emitido pela AES Sul, para que seja executada a parte elétrica da obra. Já o poço que fica no interior da autarquia está com todas as etapas concluídas e espera somente pela ligação final, que deve ocorrer em poucos dias. “Esse poço aqui do centro já está pronto e esperamos, até sexta- -feira, estar com tudo concluído. Lá no Wilson, esperamos a liberação da AES Sul para que possamos iniciar a parte elétrica da obra. Nós pedimos em abril esta licença, mas até o momento ainda não foi autorizado o trabalho”, destaca Carrets.

A Plateia: Como fica a situação do poço do Wilson?
Carrets: O projeto inicial que tínhamos para o poço do bairro Wilson deverá sofrer pequenas modificações, reavaliamos o projeto e o modificamos para que sejam evitados prejuízos futuros, tanto com a tubulação, quanto com o próprio abastecimento no local. Por isso, decidimos construir um poço no local, que reserve a água e posteriormente a redistribua para os locais próximos. Estamos finalizando a planta da mesma e, posteriormente, estaremos enviando as cartas convites às empresas que têm a possibilidade de executar a obra. Essa solução é para evitar que estoure qualquer cano da rede, pela alta pressão. Como no local a encanação é antiga e basicamente de Eternit, se começar a estourar canos teremos muitos problemas. Para isso, construiremos a nova caixa d’água no Wilson, junto ao poço construído no local.

Casa de máquinas e parte do material que será dividido entre os dois novos poços

A Plateia: Quem realiza a obra?
Carrets: Existem aqui em Livramento mesmo duas ou três empresas habilitadas a realizar o serviço. Esperamos até a sexta-feira entregar os convites para estas empresas. Hoje, não temos problemas de falta de água no Wilson, até pela própria estação em que estamos, quando o consumo é menor em relação às outras estações mais quentes. Estamos levando água de lá do Armour, pelo sistema Alexandrina, e suprindo as necessidades do Wilson.

A Plateia: Quando, efetivamente, os moradores do Wilson terão seu problema resolvido, principalmente em relação à falta de abastecimento no verão?
Carrets: A realização das obras deve levar entre 90 e 120 dias. Portanto, a questão deve estar resolvida entre setembro e outubro deste ano, bem antes do verão. E aqui, no poço do centro, esta semana ainda a água já vem para os poços e reservatórios da autarquia.

Consumo Consciente

Para o diretor do DAE, os problemas com abastecimento em dois pontos críticos estão resolvidos: nas proximidades da escola Pacheco Prates, no KM 5 e adjacências. “Os dois poços pequenos que existem no local dão conta agora no inverno. Quando chegar o verão, a situação estará resolvida, com a construção do novo poço. Mas isso não quer dizer que as pessoas não vão economizar, todos devem evitar o desperdício, a gente está trabalhando para oferecer um serviço, mas temos que economizar o que a natureza nos oferece”, finaliza.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.