Onde estão as piscinas?

Nas principais lojas da cidade, o estoque acabou, e em muitos estabelecimentos não há previsão de reposição 

Gabriel Alves aproveitou o calor de ontem para se refrescar na piscina

A alta variação de temperaturas vêm demonstrando claramente o clima subtropical da fronteira oeste do estado. O verão começou oficialmente no dia 21 de dezembro e elevou a condição climática de Livramento, ultrapassando em diversos dias os 40°C.

Condicionadores de ar, piscinas e ventiladores têm sido itens indispensáveis para se refrescar com tanto calor, havendo, assim, um grande aumento na procura desses produtos no comércio local. Na grande maioria das principais lojas da cidade, não há mais piscinas para pronta entrega e a quantidade de condicionadores de ar está muito baixa. Segundo os comerciantes, nesta época, a procura por estes artigos costuma aumentar, porém, neste ano as compras começaram antes do esperado e mais rápidas – logo que recebem os produtos dos fornecedores, vendem prontamente.

Eduardo Monteiro, gerente da loja Colombo

Eduardo Monteiro, gerente da loja Colombo, destacou que as vendas desse ano superaram as expectativas. “Em relação aos condicionadores de ar, mesmo que haja a venda em abundância desse produto no país vizinho, o consumidor é muito conservador, e acaba comprando itens que têm garantia local”. O gerente explica, ainda, a relação custo/benefício dos condicionadores de ar nacionais. “Outro diferencial do equipamento brasileiro é o baixo consumo de energia. Às vezes, a pessoa economiza no momento da compra, mas em um segundo momento pode ter um consumo maior de energia durante anos, o que acarreta um menor custo/benefício do ar condicionado estrangeiro. Acredito que o cliente pesquisou muito e colocou isso na balança, contabilizando preço e consumo”.

Já em relação às piscinas, Eduardo conta que os consumidores procuraram o produto com antecedência neste ano. “A alta nas vendas de piscinas é tradicional nesta época, porém, sempre a partir de 15 de janeiro. Nesse ano, começamos a vender um grande número delas já no dia 20 de dezembro. Acredito que em função do grande calor”. 

Colapsos devido ao alto consumo 

Nas últimas semanas, em Livramento, vivemos grandes problemas no abastecimento de água, que segundo o DAE, ocorre em grande parte em função do alto consumo. No fim de dezembro, na Argentina, o chefe de governo de Buenos Aires, Mauricio Macri, decretou estado de “emergência” energética na capital argentina, pelos constantes cortes de fornecimento que deixaram milhares de pessoas sem luz nem água, em meio à pior onda de calor em quatro décadas. Segundo o geólogo Eventon Meira – Geólogo do DEMA (Departamento Municipal de Meio Ambiente), este é um problema já anunciado, tendo em vista a grande quantidade de condicionadores de ar vendidos. “Já aconteceu em Santa Maria um pico de energia que deixou a cidade sem luz por uma hora. Isso é um grande problema para a economia. Por um período em que a energia não funcione, as máquinas de cartão de crédito também param, as vendas diminuem. O problema é de infraestrutura”.

Para quem neste verão não vai ir aos clubes e lagos da Fronteira ou viajar, é importante que use do bom senso na hora de se refrescar, realizando um consumo racional de água e energia.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.