Altas temperaturas aquecem as vendas de aparelhos de ar condicionado e ventiladores

Embora janeiro seja conhecido pela desaceleração do comércio, o calor intensifica a negociação de aparelhos de refrigeração de ar e o aumento de 29% de horas trabalhadas no setor

Viviane Boldt comprou uma piscina de armação: “Com este calor, é preciso refrescar”

O período de janeiro é sempre um mês de surpresas para o comércio, de um modo geral. Em razão das vendas de natal, férias, matrículas escolares e tributos a serem pagos no início do ano, alguns setores da economia acabam lucrando abaixo do esperado para a temporada.

Contudo, na região de Livramento, o mês de janeiro tem sido um período quente não só por conta das altas temperaturas, mas também pelas altas vendas do comércio, nos setores de aparelhos de refrigeração de ar.

O forte calor, que em dezembro chegou a marcar 47°C, continuou em janeiro, e com isso muitas lojas da linha de eletro ganham com a venda de aparelhos de ar condicionado, ventiladores, entre outros similares.

Segundo pesquisa recente, divulgada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul- FCDL-RS, as lojas de material elétrico em todo o Estado aumentaram o tempo médio de horas trabalhadas para 29% em janeiro. A procura por aparelhos capazes de espantar o forte calor tem feito as equipes trabalharem mais e esvaziar os estoques das lojas.

Ainda segundo dados da pesquisa, outros segmentos do comércio gaúcho também se destacaram em razão do período de férias, tais como lojas de tintas e material de construção, açougues, peixarias e mini mercados. Os movimentos nas rodovias também cresceram desde o início de janeiro em razão das férias, representando um aumento de horas trabalhadas de 13,7% no setor.

A proximidade do inverno não intimida a compra de novos aparelhos: funcionários de loja no centro fazem entrega de condicionador de ar para comerciante

Em Livramento, a venda de eletrodomésticos e eletrônicos disputa com os preços oferecidos na cidade vizinha, onde os free shops ganham força, devido à isenção de alguns impostos e preços mais baratos. Contudo, a venda de aparelhos de ar condicionado, ventiladores e mesmo piscinas plásticas e de armação, bateram recordes no comércio local.

La Hire Chagas Flores, gerente de loja no centro, afirmou que as vendas foram acima das expectativas. “As vendas de climatizadores, ar condicionado e ventiladores foram bem acima da média em dezembro e janeiro, e as piscinas plásticas para crianças também foram destaque de vendas”.

Luis Fernando da Silva, gerente substituto em outro setor, falou a respeito: “Em razão da grande procura, zeramos o estoque de piscinas de armação e ventiladores, e apesar da concorrência com os free shops, as vendas foram excelentes, inclusive de aparelhos de ar condicionado”.

Segundo os comerciantes, apesar das ondas de calor não serem frequentes em todo o ano, a aquisição desses aparelhos representa melhorias para as famílias que decidem investir em qualidade e bem-estar, seja em casa ou no ambiente de trabalho.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.