Opções dos fronteiriços neste verão

Para combater o calor vale tudo

Termômetro marcando 41°C

 

Família Pereira curtindo o calor

Os 41°C na Fronteira, durante o domingo, fizeram com que os santanenses saíssem às ruas, seja para tomar um sorvete ou picolé, tomar um banho no Lago ou nas piscinas da cidade, ou apenas aproveitar e descansar em uma sombra de árvore. Tanto os proprietários de sorveterias, quanto os vendedores de picolé estão vendendo muito bem neste verão.

Além do calor natural do verão, alguns fenômenos fazem com que a temperatura fique mais alta. O primeiro é manjado: o aquecimento global, responsável pelo aumento de 0,7 ºC na temperatura do planeta, de 100 anos para cá. Além disso, o El Niño está aí. Esse fenômeno – que acontece em intervalos de dois a sete anos – é causado pela elevação da temperatura das águas do oceano Pacífico e dura de 12 a 18 meses. Ele começa a perder força no fim do verão, mas continua contribuindo para o calor: bagunça a temperatura, provoca chuvas além do normal e, em algumas regiões, períodos de seca.

Paulo Nogueira, o mineiro em visita à Fronteira

Segundo a previsão de Estael Sias, no site da Metsul Metereologia, no Rio Grande do Sul, o sol predomina até quinta-feira. Entretanto, entre ontem (domingo) e quarta-feira, podem se repetir, da tarde para a noite, pancadas isoladas, ocasionalmente fortes e com temporais muito localizados, devido ao calor. “Na quinta, o dia será de calor extremo e poderá ter as máximas mais altas da semana. Os índices de instabilidade da tarde para a noite, combinados com a temperatura ao redor de 40ºC, poderão determinar a ocorrência de fenômenos severos, como chuva intensa, vento forte e queda de granizo”, afirmou Estael, no site da Metsul. Mais informações acesse o site www.metsul.com.

A família Pereira não aguentou o calor em casa e decidiu dar uma volta com as crianças. “Por causa do calor, decidimos vir para o Batuva, pois nem o ventilador está dando conta”, declarou a família.

O mineiro Paulo Nogueira declarou que, mesmo com o calor, gosta de correr no Lago do Batuva. “Pela manhã, já corri no Batuva, e como moro em Minas Gerais, com o calor, gosto de vir para o Batuva quando venho para a Fronteira”, destacou ele.

Confira no gráfico, acima, como se proteger de um calor de 40°C na piscina, praia, ou montanhas, além de dicas de alimentação e para os olhos.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.