Gaúcha Debates do Rio Grande acontecerá dia 8, com acesso gratuito para 300 pessoas

Evento é realizado pela segunda vez em Livramento e gera oportunidade de debater soluções para os problemas regionais dos vários municípios

Desenvolvimento regional. Esse é o objetivo a ser alcançado com a realização da segunda edição do Gaúcha Debates do Rio Grande, definido para terça, 8 de maio, no centro de eventos Verde Plaza, no clube Comercial, a partir das 19h30. Com mediação do jornalista Lasier Martins, da Gaúcha/RBS, o encontro disponibilizará gratuitamente 300 lugares para pessoas da comunidade, representantes dos mais diversos setores de Livramento bem como dos demais municípios das regiões Fronteira Oeste e Campanha Gaúcha. Esse é o número de acomodações, não devendo ninguém permanecer em pé. Portanto, há limite de espaço físico, valendo salientar que quanto mais cedo a pessoa se dirija para o local do evento, melhores condições de acomodar-se. Também é interessante acrescentar que a assistência poderá interagir com Lasier Martins e com os debatedores convidados: a Mestre em Engenharia Civil, empresária, professora e pesquisadora universitária Lia Quintana – Reitora da Urcamp; o empresário no ramo de informática e móveis, graduado em Ciências Contábeis, Administração e Pedagogia, Sérgio Oliveira, presidente da Acil; o engenheiro agrônomo e empreendedor do turismo rural, pecuarista e membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) gaúcho, Atílio Ibargoyen, e o engenheiro agrônomo, bacharel em Direito, com MBA em gestão empresarial, Afrânio Moraes Filho, gerente executivo das Vinícolas Almadén e Seival Estate e presidente da Associação dos Produtores de Vinhos Finos da Campanha Gaúcha (Assoc. Vinhos da Campanha).

O Gaúcha Debates do Rio Grande tem a parceria da RCC FM, afiliada da Rede Gaúcha e do jornal A Plateia.

O mediador, Lasier Martins, já fez o pedido para a produção do programa trazer a ata da primeira edição, realizada há dois anos atrás. “Vamos ver o que foi prometido em todos os temas e conferir o que avançou efetivamente” – disse, em entrevista, pelo telefone. “Com base nos diagnósticos dos debatedores, creio que seja interessante fazer uma nova listagem de prioridades regionais” – afirma. Lasier confirma a expectativa de que sejam constatados avanços para Livramento e em nível regional.

As expectativas

“É um evento que trabalha as potencialidades e probabilidades de desenvolvimento e a Educação, a universidade, são elementos essenciais nas comunidades. É preciso alcançar esses setores e o debate significa crescimento na construção de políticas para o desenvolvimento” – afirma Lia Quintana.

“Acompanhei a edição anterior e é hora de ver os resultados práticos. É importante um momento de debater as coisas que ocorrem e as que não ocorrem e seus motivos, os problemas e soluções, especialmente com lideranças atuando para transformar ideias e sugestões em resultados práticos. É um excelente momento para a região, pois estamos discutindo soluções” – opina Afranio Moraes Filho.

“É chegado o momento de conhecer resultados e, recentemente, tivemos uma lição na visita ao Chile, onde as condições desfavoráveis eram totais, pois um deserto foi transformado em ponto referencial. Comparativamente, vê-se que a cidade e a região estão repletas de condições favoráveis e a comunidade, como um todo, precisa criar condições de desenvolvimento, já que dispõe de muito mais do que Iquique tinha, mas todos os setores, o político, o empresarial, enfim, todos precisam estar cientes disso e trabalhar conjuntamente” – aponta Sérgio Oliveira.

“É uma das grandes oportunidades que Livramento e a região terão para colocar em pauta alternativas de incremento para diversificar a matriz produtiva tradicional. Essa discussão traz, via Gaúcha e RBS, projeção para a cidade e pode-se aproveitar para divulgações. Será um debate muito qualificado. Na comunidade e nas entidades precisamos trabalhar forte o que queremos, seja no setor primário, no secundário (indústria) e no terceário (serviços)” – contribui Atilio Ibargoyen.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.