Encerra neste sábado, após os debates sobre rumos do setor orizícola, a Semana Arrozeira

Evento, realizado em Alegrete, atraiu  produtores de vários municípios do Estado

Estará sendo concluída neste sábado, 7 de junho, a 7ª Semana Arrozeira, que ocorre no CTG Farroupilha, município de Alegrete.

Entre os eventos, o painel intitulado “O arroz: visão econômica, social e política, no Brasil e no mundo”, coordenado pelo ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues e moderado pelo presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do RS (Federarroz), Henrique Dornelles, foi o destaque.

O presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Claudio Pereira, foi o debatedor do painel.

Na terça, o ex-ministro falou sobre seu histórico familiar com a agricultura, sua trajetória profissional e sobre temas agropecuários diversos. Ao abordar questões que envolvem a segurança alimentar no Brasil e no mundo, Rodrigues salientou a importância do aumento da produtividade de alimentos para a paz entre os povos, que deve ser feita com transparência, eficiência na condução dos processos e rastreabilidade. Citou a importância vital para os agricultores da busca pela diminuição dos custos de produção, dando como exemplo os altos investimentos feitos por produtores em insumos externos, que acabam fugindo do controle dos agricultores e interferindo negativamente nos lucros.

Assim como o presidente da Federarroz, Rodrigues enfatizou a importância do agronegócio e o papel do Brasil hoje nesse segmento.

Ao falar sobre potenciais e gargalos de nossa infraestrutura e logística, destacou que estamos evoluindo, apesar de uma defasagem de aproximadamente 30 anos. “O plano de logística brasileiro é maravilhoso, temos que unir esforços para que ele saia do papel dentro do prazo planejado, daqui a sete anos”.

Atuando como debatedor, o presidente Claudio Pereira destacou o papel dos governos Estadual e Federal em dar condições para a cadeia produtiva do arroz se desenvolver como um todo, citando como exemplo os recentes investimentos no porto de Rio Grande e a assinatura, pelo governador Tarso Genro, do decreto que institui o grupo de trabalho para a criação do terminal arrozeiro do mesmo porto. Pereira falou ainda sobre a necessidade da disputa de mercados para as exportações do arroz gaúcho, através de iniciativas potencializadas pelo instituto, como o projeto Brazilian Rice.

O presidente do Irga endossou a fala do ex-ministro sobre logística e a importância da segurança alimentar, salientando também a necessidade de incentivar a utilização do arroz como ingrediente de outros alimentos e políticas públicas como o programa de rotação e diversificação de culturas, como faz o Irga atualmente.

Os visitantes do evento estão conferindo diversas oficinas, palestras, workshops e debates, além de atividades nas comunidades rurais.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.