Aécio Neves e Eduardo Campos apresentam ideias no II Congresso dos Diários do Interior

Presidenciáveis falam sobre seus pensamentos a respeito da mídia e temas sob foco, no centro dos debates do país

Dirigentes de jornais de todo o país assistiram às manifestações de palestrantes e agentes políticos durante os dias de atividades do congresso e puderam, também, formatar suas conclusões a respeito das exposições realizadas sobre os mais diversos assuntos de interesse dos brasileiros

O II Congresso de Diários do Interior do Brasil recebeu nessa quarta-feira, 14, no segundo e último dia de evento, dois pré-candidatos à Presidência da República. Pela manhã, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e, à tarde, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB).

Aécio Neves, pré-candidato ao Planalto pelo PSDB, igualmente, fez uma exposição do que pensa aos congressistas

Aécio Neves valorizou o evento e a mídia regional afirmando que mesmo com o advento da internet e com o crescimento das mídias digitais, ainda é perceptível, seja na formação moral ou no fornecimento de informações, o papel da mídia regional brasileira. “E que bom que é assim”, avaliou ao afirmar que são os veículos do interior os que mais resgatam as virtudes do brasileiro.

“Eles expressam desde questões sociais até valores, princípios, ética e respeito. Virtudes, essas, que busquei imprimir em meu governo em Minas Gerais e que queremos levar para o Brasil. O setor público não tem que ser lento e ineficiente”- ressalta.

Durante 15 minutos, o presidenciável ressaltou os desafios que pretende enfrentar se for eleito chefe da Nação e destacou vários pontos fortes e fracos do atual governo federal. “Estou certo de que criaremos, se vencermos as eleições, um ambiente mais saudável e seguro para fazer as intervenções necessárias para termos um ciclo de crescimento sustentável longo para o Brasil”, destacou. “Os desafios não são pequenos. Lutamos contra um grupo político que abdicou de ter um projeto transformador de país para se contentar única e exclusivamente com um projeto de poder.”

Finalizando seu discurso aos participantes do Congresso dos Diários do Interior, Aécio Neves ressaltou como pretende fazer sua campanha à Presidência. “A Política deve caminhar quase que como uma irmã siamesa com a ética, a responsabilidade e a verdade. Quero oferecer a minha experiência como deputado, senador e governador para encerrarmos esse ciclo e iniciarmos outro, onde a ética e a eficiência possam realmente caminhar juntas”, concluiu.

Eduardo Campos, presidenciável do PSB, expôs suas ideias para os participantes do evento

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, estava acompanhado do deputado federal Paulo Bornhausen, do PSB-SC. Ele disse a quase 200 proprietários, diretores e editores de diários ter a convicção de que a luta pela volta à democracia no Brasil foi fundamental para que hoje pudéssemos ter uma imprensa livre e sem tutelas, e para que se garanta a mais ampla liberdade de expressão. “Também estou convicto da importância da imprensa regional e do papel que quase 400 jornais diários do interior do Brasil desempenham. Um papel estratégico para manter a identidade cultural nas diversas realidades do nosso país, para garantir espaço para o debate de temas globais, nacionais, regionais e locais tão importantes para que possamos animar a participação cada vez maior e desejada da juventude”-

Campos reconheceu as dificuldades da mídia impressa por conta das profundas mudanças na área da comunicação, cada vez mais digital, afirmando ser este um grande desafio para os grandes jornais do mundo. “É possível avaliar, então, o tamanho do desafio para a imprensa do interior do Brasil, mesmo com a retomada da democracia, com estabilidade econômica e um processo de inclusão social.” Ele destacou a medida do governo federal, a partir da administração do ex-presidente Lula e a exemplo do que ocorre em alguns estados, de prestigiar a imprensa regional.

Agora, segundo defendeu, é preciso que o Brasil volte a ter crescimento econômico, com controle da inflação e da taxa de juros. Em sua opinião, se o atual cenário econômico perdurar, poderá levar à perda de muitas das conquistas obtidas nos últimos anos. “Nos últimos três anos, estamos crescendo abaixo do que cresce a América Latina, do que cresce o mundo. A retomada da confiança é tão ou mais importante do que uma agenda macroeconômica de retomada da estabilidade”- destaca.

O governador disse que é preciso investir na educação para acabar com o fosso que existe entre a escola pública e a privada, forma de dar condições ao desenvolvimento e ao ganho de produtividade. “Sem isso, estaremos produzindo gerações de desiguais”, observou, criticando os baixos valores investidos na educação, na saúde e na segurança pública pelo governo federal. “Para reverter isso, é fundamental a participação da população, a educação de qualidade, a divulgação das mazelas e das coisas boas do Brasil. E nisso a mídia impressa regional cumpre o seu papel”- ressalta.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.