Manhã de reivindicações e denúncias na tribuna popular

Vereadores, com o plenário lotado por servidores, assistiram à fala do diretor sindical sobre a realidade dos trabalhadores

Além dos tradicionais debates que são realizados entre os vereadores, na troca de opiniões a respeito de projetos e outras solicitações, ontem foi a vez dos vereadores ouvirem. Esta é a síntese da sessão.

Estavam presentes Gilbert Gisler (PDT), Jansen Nogueira (PT), Hélio Bênia (PSB), Ivan Garcia (PSB), Aquiles Pires (PT), Dagberto Reis (PT), Itacir Soares (PT), Maria Helena Duarte (PDT), Lídio Melado Mendes (PTB), Carlos Nilo Pintos (PP), Hanney Cavalheiro (PMB), Jason flores (PMDB), Danúbio Barcellos (PP), Carine Frassoni (PMDB), Maurício Galo Del Fabro (PSDB).

Gerson Pereira, o Jacaré, diretor de Formação do Sindicato dos Servidores Municipais

Com o plenário João Goulart da Câmara de Vereadores completamente lotado de servidores públicos municipais das várias secretarias e autarquias municipais, o diretor de Formação do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Gerson Alves Pereira, o popular Jacaré, fez uma manifestação expressiva, relatando quais são os motivos da luta dos trabalhadores do Município, deixando claro que a paralisação não tem razão somente na questão salarial.

Mais do que o percentual de 10% que foi solicitado pela categoria, a fim de que os salários tenham um ganho real no poder de compra, constam da pauta de reivindicações a necessidade de melhoria de condições de trabalho – tema amplo, que vai desde o fornecimento de Equipamento de Proteção Individual de acordo com as orientações da legislação, conforme cada situação de atividade laboral, passando por melhoramentos nas áreas de convivência, como local de descanso e refeições, entre outros pontos.

Pacífica, mas em tom forte, a manifestação do porta-voz da categoria, evidenciou a ordem necessária para sair do impasse. Jacaré, como é mais conhecido, não poupou palavras para explicitar todas as reivindicações feitas pelos servidores públicos municipais de Sant’Ana do Livramento.

O diretor do sindicato, conseguiu, através dos relatos feitos na tribuna, mostrar a realidade do segmento, obtendo o reconhecimento dos legisladores.

Após o uso da tribuna popular, teve continuidade o grande expediente, período da sessão em que os legisladores fazem suas manifestações.

Alguns momentos de tensão foram registrados. Servidores, na plateia chegaram a virar de costas durante três pronunciamentos de vereadores. Saíram do plenário cantando o Hino Rio-Grandense.

A Câmara de Vereadores aprovou uma moção de apoio aos funcionários públicos municipais. Segundo informações, os vereadores presentes na sessão, em atendimento à sugestão do vereador Mauricio Del Fabro, aprovaram congratulação e apoio na forma de Moção, ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais pela forma ordeira e a pauta que vem conduzindo as reivindicações dos Servidores Públicos perante o Poder Executivo. A sessão foi encerrada pouco após às 14h30min. 

Executivo 

Com o fim da paralisação, ficou o aguardo sobre os próximos movimentos. De um lado, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e, de outro, o Executivo – que está reunindo dados em relação à presença e ausência dos servidores públicos do Município. Encarregado da negociação, o secretário da Administração, Fabrício Peres da Silva, deverá se manifestar nesta quarta-feira.

AS DENÚNCIAS

Os servidores públicos municipais das secretarias de Serviços Urbanos e Obras realizaram denúncias:

* Falta de EPI e más condições de trabalho;
* Refeitórios das Secretarias de Serviços Urbanos e Obras estão em precárias condições com ratos, baratas, aranhas, sem piso e sem forro;
* Banheiros da Secretaria de Serviços Urbanos em precárias condições, e na Secretaria de Obras sequer existe banheiro;
* Carros e Caminhões sempre com superlotação e sem condições de uso;
* Sucatas de carros, máquinas e caminhões espalhados no pátio da Secretaria;
* Áreas de convivência em estado de precariedade, sendo que há apenas bancos improvisados pelos próprios funcionários.

AUDIÊNCIA PÚBLICA

A vereadora Carine Frassoni (PMDB), que propôs a concessão de tribuna popular ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, parabenizou os trabalhadores que se fizeram presentes na sessão legislativa, por lutarem por salários dignos e melhores condições nas instalações de trabalho e exaltou a coragem do diretor de Formação da entidade sindical Gerson Pereira. “Quero parabenizar os servidores e exaltar a coragem do diretor Gerson, conhecido popularmente como Jacaré, por denunciar fatos graves e por representar a categoria de forma brava” – afirma Carine Frassoni.

A vereadora Carine também requereu, com aprovação unânime, uma audiência pública que será realizada dia 29 de maio de 2014, às 10h, no plenário com o objetivo de estimular o avanço das negociações nas questões debatidas pelos servidores, com participação de vereadores de todas as bancadas.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.