Primeira reunião do Gabinete de Gestão Integrada é realizada em Livramento

O encontro serviu para apresentação da Enafron-Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras

Representantes da Segurança Pública estiveram reunidos no auditório da Unipampa

A primeira reunião do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira do Rio Grande do Sul- GGIF/RS foi realizada em Sant’Ana do Livramento, na tarde de ontem (21).

O evento ocorreu no auditório da Unipampa e foi promovido pela Secretaria de Segurança Pública, com o apoio da Prefeitura Municipal, onde estiveram reunidos Secretários Executivos de cidades de Fronteira, Delegados, Promotores e Juízes, estaduais e federais.

Na oportunidade, o secretário da Segurança Pública, Airton Michels, destacou a importância desse Gabinete para a gestão dos recursos públicos na área da fronteira. “Há uma certa indecisão quanto às questões de Fronteira, e este espaço é justamente a oportunidade para que sejam apontadas as ações que são importantes, com a possibilidade de fomentar políticas de segurança, para decidir onde de deve investir mais”, destacou o secretário.

Além do secretário estadual, compuseram a mesa principal o prefeito Wainer Machado; o comandante geral da Brigada Militar, Sérgio Roberto de Abreu; o diretor do DAE/DPJ da Polícia Civil, Antônio Vicente Vargas; o interlocutor do Estado junto ao Enafron – Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras, tenente-coronel João Francisco Goulart do Santos; o comandante da Guarnição Federal de Livramento e 7º RCMec, tenente-coronel Marco Antônio Cagnoni; o inspetor de Polícia Rodoviária Federal, Antônio Martins Barbosa – representando neste ato o Superintendente da PRF e o delegado regional de Polícia Federal, Alessandro Maciel Lopes.

Fórum colegiado

Secretário executivo desse Gabinete, delegado Carlos Roberto Sant'Ana da Rosa

O GGIF-RS é um fórum colegiado, de caráter deliberativo, consultivo e executivo, que opera por consenso, sem hierarquia, respeitando a autonomia das instituições que o compõem. Deve manter boa relação com os países e estados vizinhos, buscando integrar-se no esforço pela segurança e qualidade de vida de seus habitantes.

O secretário executivo desse Gabinete, delegado Carlos Roberto Sant’Ana da Rosa, fez a apresentação da Estratégia Nacional de Fronteiras (Enafron), que será operada pelo GGIF-RS. Sant’Ana explicou que o órgão foi criado para facilitar a coordenação do Sistema Único de Segurança Pública, seguindo as orientações do Plano Estratégico de Fronteiras. “Vamos tratar da política de segurança pública que incidirá sobre 197 municípios gaúchos, o que representa uma abrangência de mais de três milhões de pessoas”, informou.

A partir desse encontro, o grupo também iniciará uma articulação com as instituições de segurança pública do Uruguai e da Argentina, com o objetivo de identificar e combater os principais focos de criminalidade e violência nas áreas de fronteira do Estado, como o abigeato.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.