Sala Lilás reúne mulheres na área da segurança

Tarde uniu servidoras da Brigada Militar, Polícia Civil, Instituto Geral de Perícias e Susepe no auditório Dr. Carlos Ivoney, na Unimed

Dezenas de convidados, entre policiais, delegados, agentes e servidores prestigiaram o evento

Aconteceu no início da tarde de ontem, no auditório Dr. Carlos Ivoney M. Guedes, na Unimed, o encontro das mulheres trabalhadoras na área de segurança pública. O evento, realizado pelo Instituto Geral de Perícias, através da Sala Lilás, coordenada pela assistente social, Eleonora Machado, reuniu autoridades e servidoras dos diversos órgãos da Secretaria de Segurança Pública, como Brigada Militar, Polícia Civil, IGP e Susepe, visando proporcionar um conhecimento interpessoal e homenagear as mulheres participantes.

PALESTRA

Lennards Laprebendere, do Espaço Saúde, foi o convidado para a realização de uma palestra motivadora focada na autoestima das mulheres que trabalham com segurança e vivenciam diariamente situações de tensão e perigo. A coordenadora da Sala Lilás, destacou que a palestra é de suma importância nos dias atuais. “Acreditamos que este tema não se esgota, pois quanto maior nossa autoestima, mais capacitadas estaremos para desenvolver o nosso trabalho”, afirmou Eleonora.

Giovana Muller
Representante da Polícia Civil

A delegada da Polícia Civil, em Sant’Ana do Livramento, aproveitou a oportunidade para destacar a importância da valorização da mulher no cenário atual, principalmente as que trabalham na área da segurança pública e vivenciam diarimanete os diversos problemas enfrentados por mulheres em nossa sociedade.

 

Karla
Representante da Brigada Militar

Segundo a Capitã, embora a Brigada Militar atue em um momento anterior à investigação e perícias, é conhecida a grande importância de um atendimento especial para as vítimas de crimes. “A sala lilás aproxima as instituições da segurança pública da comunidade, isto é fundamental, pois a mulher ainda é um gênero vulnerável”, destacou.

 

Leandro Tholozan
Coordenador Regional do Instituto Geral de Perícias
Leandro, destacou o que diz se tratar de um grande avanço no tratamento as vítimas de crimes contra a mulher, o “atendimeto humanizado”. Segundo ele, essa é a principal meta da Sala Lilás, que compõe o IGP. O médico ainda conta que muitas pessoas se surpreendem positivamente com a qualidade do atendimento prestado pelo instituto.

 

 

Nelson Rahmeir

Representante da Susepe

O titular da 6ª Delegacia Penitenciária Regional, destacou que na Susepe não existe a Sala Lilás, porém há um trabalho muito importante e fundamental que é realizada internamente, para os servidores e servidoras. Segundo ele, há um atendimento individual que é prestado por um psicólogo, para tratar dos problemas que podem ser causados nos exercícios de profissões na área da segurança. “Esse atendimento mostra nosso comprometimento com a qualidade de vida de nosssos servidores”, destacou.

 

 

 

Homenagem

Eleonora Machado e Andrea Brochier, coordenadora municipal e estadual da Sala Lilás

Eleonora Machado, coordenadora da Sala Lilás, no Instituto Geral de Perícias, abriu o evento agradecendo a presença de todos os convidados e após contar a história e o trabalho brilhantemente desenvolvido no Instituto, Eleonora prestou homenagem à coordenadora estadual da Sala Lilás, Andrea Brochier Machado, que emocionada, mencionou como uma honra receber essa menção.

 

 

 

 

 

 

 

DADOS

Segundo os dados apresentados pela coordenadora estadual Andrea Brochier, no Rio Grande do Sul, do início de 2012 até a metade de 2013, foram 349 femicídios – morte de mulheres, apenas pelo preconceito de gênero – sendo que destas,  2013 foram resultados de violência doméstica.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.