Segunda reunião do gabinete integrado aponta avanços dos dois lados da Fronteira

Segunda reunião entre gestores de Livramento e Rivera indica entrosamento entre Glauber Lima e Marne Osório. Ações integradas iniciam na quinta

Glauber Lima e Marne Osório apontam avanço nas ações integradas entre Livramento e Rivera e dizem que revitalização da linha divisória inicia na quinta-feira.

Foi muito mais do que um aperto de mão, uma roda de chimarrão e discussões intermináveis. Os avanços apontados pelos gestores dos dois lados da Fronteira, Glauber Lima, prefeito de Sant’Ana do Livramento, e Marne Osório, intendente de Rivera, indicam que a escolha de caminhos comuns para tentar equacionar problemas equivalentes tem sido, até agora, acertada. A sede da Estância Santa Rufina, localizada às margens da BR-293, foi o cenário para a reunião ocorrida na manhã de ontem, e que contou com presença de Marne e Glauber, e suas respectivas equipes de trabalho.

Durante a primeira parte do encontro, um balanço relacionado ao que já foi feito em cada uma das atividades conjuntas e uma avaliação do que pode ser feito de modo a melhorar, ou acrescentar, nos serviços que estão sendo prestados para as duas comunidades, especialmente na chamada faixa de Fronteira. “Tivemos uma discussão muito produtiva na primeira parte do encontro, quando foram colocadas na pauta algumas situações imediatas de integração nos sistema viário e na limpeza urbana. Já na próxima quinta-feira, teremos uma ação integrada de limpeza na Praça Argentina, na Avenida João Pessoa, e este é um projeto que tem cinco etapas. Essa intervenção na limpeza urbana vai ser permanente, daqui para frente”, afirmou Glauber Lima.

A segunda reunião do gabinete integrado aconteceu na sede da Estância Santa Rufina, durante toda a manhã de ontem

Empolgado com os resultados obtidos, o Prefeito de Sant’Ana do Livramento disse, ainda, que as ações integradas com as forças uruguaias são uma tendência que irá se fortalecer cada vez mais, sempre com a busca de soluções para ambas comunidades. “Acertamos, também, a pintura dos marcos da linha divisória – no perímetro urbano inicialmente – e depois vamos estender para o meio rural. Essas são ações que, para nós, caracterizam-se como muito importantes, porque são pequenas coisas de darão uma outra cara para a Fronteira”, enfatizou. Glauber disse, ainda, que após o feriado de Páscoa, também serão feitas intervenções nas duas estradas do Cerro do Caqueiro, local que receberá, a partir de agora, uma atenção permanente. “Especificamente sobre o Caqueiro, através de um projeto mais estruturante que, aliás, Rivera já vinha pensando, nós vamos nos integrar, construindo um mirante, um espaço de turismo. No meio rural, nós vamos realizar uma intervenção na estrada do Cerro do Chapéu, melhorando as condições de trafegabilidade, com uma melhor resposta aos produtores que circulam por ali diariamente”.

Já para o itendente de Rivera, Marne Osório, o balanço feito durante a reunião pode ser considerado positivo. “Definitivamente, depois de muitos anos, estamos avançando em agenda binacional. Nesta segunda reunião, já temos datas definidas para ações que iniciam a partir da próxima segunda-feira, e isso é muito positivo, uma vez vamos atuar conjuntamente na limpeza de toda linha divisória, a partir de um calendário que prevê, inclusive, arborização. Depois da semana de Turismo, vamos iniciar uma obra de pavimentação da subida do Caqueiro e, em paralelo, vamos desenvolver um projeto que faça com que aquela região passe a ser uma grande avenida, com boa estrutura, e com mirantes para as pessoas apreciarem a beleza da topografia”, frisou Marne. Para ele, o balanço que pode ser feito acerca da reunião é extremamente positivo.

O intendente disse que, especificamente sobre o Parque Internacional, a proposta é que para a próxima reunião, prevista para acontecer em um mês, um calendário relacionado a atividades de recuperação total do local seja apresentado. “Vamos apresentar o projeto para recuperação definitiva e muito profunda do Parque, talvez já na próxima reunião”, disse. 

Linha binacional de transporte coletivo

Ponto em comum apresentado pelo prefeito de Livramento e pelo intendente de Rivera, diz respeito aos estudos que serão iniciados, a partir de agora, para a implantação de uma linha de ônibus que percorra as duas cidades e que passe a ser um atrativo a mais para os turistas e moradores da Fronteira. “Essa será uma linha de transporte público internacional. Já foi encomendada aos secretários uma visita à cidade de Artigas, para ver, in loco, o funcionamento do serviço que já existe naquela localidade, e que liga a cidade uruguaia até Quaraí. Temos legislação já pronta para isso, o que é um grande passo para a implantação”, salientou Glauber Lima, ao afirmar que, na próxima reunião, o tema já deverá ser apresentado como uma proposta concreta. 

Linha de Fronteira

Glauber, Marne, secretários e diretores trataram, mais uma vez, de um dos temas mais delicados nas relações entre as duas cidades, e que se refere à presença de vendedores ambulantes na linha divisória. “Entendemos que as pessoas precisam trabalhar, mas o direito ao acesso a alguns pontos da região central, por toda uma comunidade, não pode ser violado. Vamos coordenar as ações para manter uma fiscalização permanente, para que não exista invasão por parte dos vendedores, ao mesmo tempo em que vamos auxiliar para que estes busquem outras alternativas”, disse Marne Osório. 

Avanço

Questionados sobre os avanços obtidos até o momento, prefeito e intendente demonstraram unanimidade no discurso, e se mostraram satisfeitos com as ações até aqui apresentadas. “Tanto o prefeito, o intendente e suas respectivas equipes estão dando prioridade às questões de Fronteira, esse é o primeiro grande avanço. O segundo é que nossas equipes construíram esse diálogo necessário para que os resultados apareçam, e estamos colocando ações concretas e visíveis para as pessoas”, disse Marne. Para Glauber Lima, algumas ações de curto prazo já são aparentes, e outras de longo prazo requerem a apresentação de projetos. “Estamos pensando de forma binacional, este é o grande avanço. Tudo o que foi possível será feito dos dois lados da Fronteira, como, por exemplo, a Feira de Páscoa, que já está acertada. A prefeitura municipal de Sant’Ana do Livramento e a Intendência Municipal de Rivera estão construindo uma integração definitiva. Tenho certeza que essa integração vai até, ou além, do nosso governo. A partir da próxima quinta-feira todas as pessoas já poderão acompanhar o resultado concreto desta integração”, afirmou o prefeito de Sant’Ana do Livramento.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.