Conferência Binacional será realizada no dia 3 de novembro

Evento será realizado na Acil, mas também terá atividade no Parque Internacional

A secretária executiva da Secretaria Municipal da Cultura, Esporte e Lazer, Marta Pujol, está divulgando a realização da I Conferência Binacional de Cultura, a ser realizada a partir das 14h, na Associação Comercial e Industrial de Livramento (Acil).

Primeiramente, será realizado o credenciamento dos participantes e após, solenidade de abertura oficial, pelos membros da Comissão Binacional com a sistematização do histórico da Comissão.

A conferência tem como objetivo desenvolver e discutir políticas públicas de cultura para a área de Fronteira no âmbito de Cidades Gêmeas; ser reconhecida a Comissão Binacional como órgão interlocutor das políticas Culturais da Fronteira Gêmea, Livramento – Rivera, pelo MINC -Brasil e MEC – Uruguai, fazendo parte das mesas de discussões de políticas culturais de fronteira; estimular as Comissões das demais Cidades Gêmeas a vencerem os processos de legalização, propondo, inclusive, a realização de conferências Binacionais em todas elas; estabelecer a Conferência Binacional como fórum permanente de debates, fazendo parte do calendário oficial dos Ministérios de ambos Países; e encaminhar um documento oficial, resultado da Conferência, cujo teor contempla todas as demandas colhidas em complementaridade às políticas de fronteira, a todos os eventos oficiais de Cultura, através do MINC e do MEC.

De acordo com a programação, às 14h45 será feita leitura e deliberação do regimento interno pelo plenário; às 15h, a representante da Regional Sul, Margarete Morais (MINC), falará a respeito das diretrizes do MINC em relação à integração Cultural entre Brasil e Uruguai, com enfoque em Cidades Gêmeas; às 15h30, o representante do Mec, Alejandro Gortazar, discorrerá sobre as Diretrizes do MEC em relação à integração Cultural entre Brasil e Uruguai, com enfoque em Cidades Gêmeas.

Na sequência, às 16h, haverá a apresentação dos eixos de discussão das Políticas Culturais com base na Carta de Fronteira, de 12 de julho de 2010, e Declaração de Montevidéu, de 26 de julho de 2011.

Para as 16h15min, está programada a formação de grupos temáticos, obedecendo aos seguintes eixos: Cidadania e Diversidade Cultural; Economia Criativa; Audiovisual; Patrimônio Cultura; Livro, Literatura, leitura e Bibliotecas; Expressões Artísticas; Cultura; e, Fomento.

A sistematização das propostas com o texto base da conferência e resultado do trabalho dos eixos serão apresentados às 16h15.

Para as 16h45, está prevista a elaboração de um documento denominado 1º Protocolo da Integração, com assinatura das autoridades presentes. Às 17h, ocorre a entrega do Decreto nomeando os membros da Comissão Binacional de Cultura.

Encerrando a conferência, às 17h30, haverá um grande ato no palco binacional, a ser instalado no parque Internacional, e após, uma caminhada.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.