Domingão na Estação

Recinto ferroviário é um encontro com fragmento histórico da Fronteira

Na plataforma de embarque e desembarque, acima o histórico recinto ferroviário

A Estação Ferroviária de Sant’Ana do Livramento começa a despontar como um dos atrativos mais interessantes para os domingos em que “nada acontece” na cidade. Cinema, cultura, conhecimento, um encontro com a história, em pequena escala, ainda, é verdade. Mas com potencial. E que potencial. Claro, depende um pouco do governo e outro pouco da sociedade. Quando essa junção ocorrer, turismo, cultura, entretenimento e lazer passarão da velocidade de maria fumaça a de trem bala, em Livramento. Mas, precisa ocorrer.

No detalhe, Meire Martins e Antonio Vela Rossini, que aproveitaram o domingo para mostrar a Ximena e Nelson

O projeto denominado pelo governo municipal de Estação Cultura está funcionando. Já estão cuidando do patrimônio, quatro rondas, mantendo 24 horas a segurança do local, para evitar vandalismo, principalmente. Para as visitas guiadas, funciona o agendamento, que pode ser feito nas duas secretarias responsáveis pelo espaço (Cultura, Esporte e Lazer – 3968-1103; e Turismo – 3968-1100) ou contatando a guia Vera Reis, pelo 96856344 ou e-mail estacaocinecultura@gmail.com.

“A visitação vem ocorrendo, tanto em pequenos grupos, quanto esponteamente, mas já chegamos à conclusão de que precisamos de eventos agregados” – referiu Vera Reis, que não mede esforços para atender, independente de horário, quem deseja conhecer as dependências.

 

 

Vida ligada aos trilhos

Visitantes, futuramente, terão bar & café e atividades

“Para mim, é minha vida. Adoro recordar meu passado em Montevidéu e, agora, fiz questão de trazer a filha e o genro” – contou Antonio Vela Rossini – residente em Livramento, que, com a esposa, Meire Martins, a filha Ximena e o genro Nelson, estava na Estação Ferroviária, ontem à tarde, conhecendo, apreciando o passado e fazendo muitas fotos. “Sempre me emociono em ver isto, ainda mais com o resgate histórico” – disse.
“Ele adora e eu também. Como sorocabana, também uma cidade onde o desenvolvimento era ligado aos trilhos e, depois, em São Paulo, com a famosa Estação da Luz” – destacou Meire Martins. Pela segunda vez, em recente espaço de tempo, a família passou alguns momentos no local.

 

A vez dos santanenses

Vera Reis, guia turística, explana sobre o local resgatado

Se uruguaios, brasileiros de outros estados e cidades constantemente, quando em Livramento, vão conhecer a Estação Rodoviária, é tempo dos santanenses e riverenses também conhecerem ou reviverem momentos históricos. E, ainda servirão como multiplicadores, propagando a ideia. Domingo, ou Domingão – como diz o apresentador global Fausto Silva – pode ser sinônimo de Estação, de chimarrão. E, quem sabe, até de chimarrão na Estação. “Queremos toda a comunidade conhecendo, participando e, dentro em breve, teremos muitas atrações” – disse Vera Reis.

 

 

 

 

.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.