Bibliotecas: informação e cultura ao alcance de todos

Elas guardam uma enorme riqueza e são, muitas vezes, esquecidas pela comunidade

Edição de 1987 do jornal A Plateia, no arquivo da Biblioteca Pública Municipal

Eles nos inspiram, nos transformam, nos fazem conhecer o mundo e viajar através da imaginação – os livros são a maior fonte cultural, histórica e criativa já inventada. E milhares de exemplares ficam disponíveis, diariamente, para a população, nas bibliotecas – palavra essa que dispensa apresentações, mas que muitas vezes assusta as pessoas, isso porque muitos nunca tiveram a oportunidade de visitá-las ou nem sequer conhecem a riqueza cultural que elas guardam.

Em um estudo recente, o IBGE-Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística mostrou que o acesso ao acervo bibliotecário aumentou em todo o País. Hoje, 97% das cidades brasileiras possuem uma biblioteca pública, número muito acima dos 76,3%, registrado em 1999. Porém, apesar de uma enorme quantidade delas e de um vasto acervo disponível, o número de visitantes nem sempre é o esperado, salvo os estudantes de algumas escolas, que durante todo o ano letivo são levados por professores e estimulados a embarcar na leitura de diversas obras.

Longe do que muitos pensam, as bibliotecas não são apenas locais de estudo, mas também de diversão e lazer. Buscando mostrar essa outra faceta do mundo das letras, a reportagem do jornal A Plateia foi até a Biblioteca Pública Municipal e a Biblioteca do SESC, para conhecer quais trabalhos são desenvolvidos nesses locais.

A Biblioteca Pública Municipal dispõe de um acervo de mais de 4.000 livros, sobre os mais variados temas, todos atualizados. Segundo Rosi Mari Falcão – bibliotecária, formada pela UFRGS, responsável técnica pelo local – cada pessoa tem um um gênero literário preferido, mas os livros mais procurados são da literatura rio-grandense, principalmente na época em que esse conteúdo é desenvolvido na escola. Outro público fiel são os idosos, que em sua maioria procuram por livros de romances e religiosos.

O acervo da Biblioteca Pública Municipal de Livramento possui obras de aquisições e de doações, porém essa última com uma ressalva. Segundo Rosi Mari, a comunidade, em um ato solidário, acaba doando livros desatualizados, que não têm mais utilidade, como as enciclopédias, que após acordos ortográficos e pelas palavras em desuso se tornam obsoletas. A biblioteca segue aceitando as doações, porém de livros com literatura atualizada e que tenham sido publicados de 2002 para cá.

As crianças que estão cursando o Ensino Fundamental e quiserem visitar o local, encontrarão, também, uma sala específica para sua faixa etária, contando com brinquedoteca e diversos livros, que além de trazerem conhecimento e cultura, divertem de forma saudável a vida dos pequenos.

Na sala onde ficam os arquivos de jornais, várias curiosidades. Centenas de exemplares do antigo jornal santanense Folha Popular, datados a partir de janeiro de 1960. São 54 anos de história da nossa terra, arquivados e disponíveis para a consulta de notícias, fatos e documentos. Estão disponíveis, ainda, edições do jornal A Plateia, arquivadas a partir de 1987 até os dias atuais.

Edição de 1960, do antigo jornal Folha Popular

A Biblioteca Pública Municipal oferece acesso livre e gratuito à internet para toda a comunidade: basta sentar e desfrutar. Já quem quiser pegar emprestado algum livro, pode ir até a biblioteca, na Rua Sete de Setembro, próximo aos Correios, levando, na primeira vez, documento de Identidade e comprovante de residência para realizar o cadastro. Todo o serviço oferecido é gratuito e o tempo do empréstimo de livros é de 10 dias para obras de literatura, e 7 dias para publicações de estudo.

Já o SESC Livramento apresenta uma biblioteca totalmente atualizada e com livros em ótimo estado de conservação. As obras são divididas em estantes, separadas por diversos gêneros, desde livros infantis, até clássicos da literatura americana.

O acervo conta com 3.800 exemplares, contemplando até mesmo livros utilizados pelos cursos técnicos e de Graduação, muito requisitados pelos alunos da UNIPAMPA e SENAC. Segundo a auxiliar de biblioteca do SESC, Denise Severo, entre estudantes e visitantes, cerca de três mil pessoas passam pelo local todos os meses. Entre as publicações mais procuradas, ela afirma que estão os livros dos autores Martha Medeiros e Fabrício Carpinejar.

Além do empréstimo de livros – que é gratuito, bastando apenas um cadastro com documento de identidade, CPF e comprovante de residência – o local oferece livre acesso à internet e aos principais jornais e revistas da cidade, Estado e País.

O SESC, localizado na esquina da Rua Brigadeiro Canabarro com a Rua Rivadavia Corrêa, também aceita doações, mas somente de livros com a literatura atualizada, publicados depois de 2002.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.