“Despertando a Identidade Negra”

Evento realizado ontem, Conferência São Vicente de Paulo, contou com a presença de centenas de crianças

Prof. Carine Dutra; Coord. Pedagógica Solange Carrasco de Oliveira; Coord. do Movimento das Mulheres Negras, Claudia Mendes; a Mais Bela Negra da Conferência, Maria Julia Custódio; a Mais Bela Negra da Cidade, Eduarda Maciel; o Mais Belo Negro da cidade, Luis André; o Mais Belo Negro infantil do RS, Lucas Gabriel; a professora Nadia Vaz; e o segundo Mais Belo Negro do RS, Jeferson Jardin

Na tarde de sexta-feira, a Conferência São Vicente de Paulo realizou sua Mostra da Cultura Negra. Segundo a coordenadora pedagógica da instituição, Solange Carrasco de Oliveira, o projeto tem como objetivo possibilitar o desenvolvimento de valores básicos para a consciência da mistura das três raças, que deu origem ao povo brasileiro, respeitando a diversidade sociocultural e a convivência solidária em uma sociedade democrática.

A mostra reuniu centenas de crianças e elegeu o Mais Belo Negro e as Mais Belas Negras Baby da Conferência. Houve apresentações de músicas referentes à cultura africana, mostra de vestimentas, recorte e colagem, desenho e pintura, rodas de conversa, filmes, entre outros.

Jeferson Jardin, o 2° Mais Belo Negro do RS, diz que se orgulha em mostrar que os negros também têm voz ativa na sociedade, e por trabalhar não somente junto às ONGs, mas junto ao governo do Estado, também. “É muito bom saber que desde criança eles sabem que há negros bonitos e que, no futuro, eles podem ser os mais belos ou as mais belas negras”, destacou ele.

Para Lucas Gabriel, Mais Belo Negro Infantil do RS, é uma honra representar o Estado, e os mais jovens deveriam participar desde pequenos, tanto do concurso, quanto de eventos destinados aos negros.

A coordenadora do Movimento das Mulheres, Claudia Mendes, declarou que mesmo este tipo de concurso sendo cultural, ele eleva a autoestima dos negros, principalmente dos jovens. “Porém, ainda há muitas barreiras, uma delas a falta de apoio da sociedade e do governo”, sintetizou. Ainda segundo a professora Nadia Pino Vaz, é uma alegria ver as crianças participando do evento com tamanho entusiasmo e percebendo a igualdade entre as raças.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.