Prefeito participa de audiência da Comissão do Mercosul da AL-RS

Autoridades municipais e estaduais durante o evento, que recebeu expressiva participação do público local

Na sexta, 4, o prefeito Glauber Gularte Lima participou da audiência pública da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais, promovida pela deputada Marisa Formolo, que teve como objetivo central aprofundar e debater sobre as relações binacionais nas áreas de Fronteira.

Estiveram presentes no ato o deputado estadual José Sperotto, vereadores e também representantes das universidades locais.

O auditório do IFSul foi palco do debate entre os alunos dos cursos binacionais ministrados atualmente no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, pioneiro nesse sistema de ensino.

“A primeira experiência que temos na América Latina, e especialmente no Brasil, é na cidade de Sant’Ana do Livramento”, destacou a deputada.

Marisa Formolo ressaltou, também, a honra em ter o prefeito nesse evento, pois, quando atuou como vereador, Glauber foi um dos líderes do trabalho para trazer a Livramento o IFSul.

“Foi durante o Governo Lula que fez a lei que permitia novamente ao Brasil criar escolas técnicas. Porque o governo anterior criou uma lei proibindo o Governo Federal de criar escolas técnicas. É bom que percebamos essa diferença e saibamos por que hoje temos tantas escolas técnicas, e de ótima qualidade” – explicou Formolo.

Ao fazer uso da palavra, o prefeito relembrou o processo que marcou a implantação do IFSul na Fronteira, o que parecia impossível em anos anteriores.

“Temos muito o que comemorar nessa caminhada. As novas escolas técnicas surgem dentro desse novo contexto em que o Brasil começou a viver da última década, a partir do governo do presidente Lula”, avaliou Glauber Lima, relembrando o início da luta pela instalação da escola técnica e ressaltando a continuidade dos educandários. “São políticas públicas que vão se desdobrar para além dos Governos. Esta é a grande diferença e o cerne do debate que nós fazemos. Construir políticas de Estado, que não possam ser desconstituídas por qualquer outro governo”, apontou.

Glauber finalizou sua fala destacando o intuito de fortalecer a educação binacional já existente na Fronteira.

“Nós estamos dispostos a avançar cada vez mais. A prefeitura está à disposição. Temos uma excelente relação com a Intendencia de Rivera e o que estiver ao nosso alcance, iremos fazer”, arrematou o primeiro mandatário santanense.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.