Curso de agronomia atrai alunos de outros estados

Universidade aguarda contratação de mais dois professores

Assim como os cursos de Tecnologia em Agroindústria e Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial, a área de agronomia vem contribuindo no desenvolvimento da região, a partir de uma formação específica de jovens e adultos, cumprindo com a demanda que a sociedade local e regional tem manifestado junto aos cursos. Uma vez que, a Universidade atualmente, conta com oito alunos de outros estados (Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro), bem como de outras cidades do Rio Grande do Sul, e estudantes que retornaram mesmo após concluir uma graduação.

Segundo o coordenador do curso de Agronomia e professor da unidade de Livramento, Anor Aluísio, a grade curricular de agronomia tem sido pensado, para formar profissionais que tenham capacidade e condição, de compreender esta realidade complexa e diversa. “O curso têm capacitado os alunos para intervir e contribuir com o desenvolvimento dos agricultores, principalmente os familiares que são em maior número na nossa região. Acreditamos que o curso de agronomia vem a se somar com outros esforços de demais instituições, seja na área de pesquisa ou extensão, formando profissionais e desenvolvendo projetos de pesquisa e programas de extensão”, destacou ele.

A unidade aguarda a contratação de mais dois professores e o concurso para maior número de profissionais, além de ter recebido uma área correspondente à 28,75hectares. Contando com 80 alunos no curso de Agronomia, sendo que mais uma vez, as estudantes mulheres demonstraram grande interessante nessa área.

A professora e diretora regional da UERGS, Lucia Silva e Silva, também concedeu entrevista ao jornal A Plateia. Segundo ela, para este ano, há um plano de desenvolvimento institucional que prevê os cursos que estão ocorrendo. “Em Livramento, temos o compromisso com o desenvolvimento rural, agronomia e tecnologia em agroindústria, mas não estabelecemos nenhuma intenção de novo curso”. Ainda para a diretora regional “a importância do curso de Agronomia, é enorme, pois investigamos e verificamos que não havia nenhuma universidade pública, oferecendo o curso em um raio de 300 km. O curso tem chamado a atenção não por causa das universidades, mas por causa do SISU que oportuniza as pessoas a ir para outros locais. Sentimos cada vez mais reforçado o vínculo com a região, então, espero sempre ter o apoio da comunidade e vamos devolver fazendo nosso melhor pela região e comunidade”, concluiu a Lúcia.

 Alunos da unidade de Sant’Ana do Livramento, contam por que optaram pelo curso de Agronomia:

Renato Takayama, aluno do 3° semestre de Agronomia, veio de São Paulo/SP: “Vim para explorar uma cultura nova. Grande parte do que eles nos passam, vou conseguir desenvolver, pois é uma profissão importante  tanto para auxiliar produtores familiares, quanto produtores, auxiliando na produção.

 

 

Para a aluna Kelly Camargo, com a abertura de uma nova turma de agronomia, a expectativa é a melhor possível para este ano. “A unidade de Sant’Ana do Livramento é hoje tomada como unidade referencial da UERGS na nossa região, o que possibilita à unidade pleitear a vinda de novos cursos e de cursos de pós-graduação”, destacou Kelly.

 

O casal Helder Charão, aluno do 3° semestre de Agronomia e Kelly Camargo, do 1° semestre de agronomia, veio de Assis/ SP, estudar no RS. “Sempre gostei da área de agronomia, do espírito do campo. Vi uma grande oportunidade em unir essas duas vertentes além de que o mercado de trabalho, aqui pro RS é extremamente interessante”, afirmou Helder.

 

O aluno Regis Meurer, veio de Florianópolis/ SC, para cursar Agronomia, neste ano. Ele conta que optou pelo curso pela grade curricular. “Era algo que eu queria há muito tempo e a maior dificuldade é que em Florianópolis a cidade é bem maior que aqui e foi difícil encontrar casa, porém agora, está melhor”, concluiu.

 

 

Giuliano da Silva, de Ponta Grossa, Paraná, aluno do 1° semestre, optou pelo curso pelo incentivo da família. “A maior parte da minha família mora aqui. Acredito que é um negócio que eu me identifico, pois a família do meu pai trabalha com agronomia. Quero focar na área do processo de plantação e agrotóxico, pois tem muita coisa errada e quero entender melhor”, avalia. 

 

 

 

Alunos de outras cidades, também decidem vir para Livramento, cursar Agronomia, Cassiel Moreira, é exemplo disso. “Vim para a cidade, pois na região de Santa Rosa,  há muitas universidades particulares, mas em reconhecimento é muito melhor uma pública como a UERGS. As pessoas me receberam muito bem, e isso me motivou a continuar aqui. A agronomia é um dos cursos mais importantes que temos. O curso vai trazer muitas inovações, além de que o campo aqui é muito bom e isso vai mostrar como Livramento tende a crescer muito mais”, observou Cassiel.

NOVOS PROFESSORES

O novo professor da unidade na área de Ciências Exatas, Marco Aurélio Torres Rodrigues, a UERGS é uma instituição que está crescendo muito ainda. “Acredito que ela vai ter um status de referência em nosso estado, pois tenho percebido que a maioria dos professores da Uergs, são mestres ou doutores. A questão de vir para a Uergs é que é uma instituição que está crescendo muito e que deve se preocupar com os problemas do campo, da agricultura, da pecuária, que é nossa marca registrada no RS. A maior dificuldade de adaptação é ficar longe da família, em encontrar um local para morar, pelo fato de não conhecer ninguém. Mas está sendo bem tranquila, porque as pessoas são receptivas. Vou trabalhar com toda a parte de Ciências Exatas da Instituição”, explicou Marco.

A nova professora de microbiologia e biologia geral, Ana Lucia Kern, trabalha na UERGS desde 2003. “Estou lecionando aqui e São Borja. Já havia dado aula aqui e foi importante esta obra de revitalização. A perspectiva da Uergs é muito boa, estamos conquistando nosso espaço na sociedade”, declarou.

 

 

Histórico

Marco Aurélio: 37 anos, trabalha como professor desde os 19 anos, com ensino fundamental. Cursou licenciatura pela UFPEL, que concluiu em 2000. Após, fez concurso para lecionar Física e trabalhou no ensino médio, sem desvincular do ensino fundamental. Em 2006 e 2007 fez pós-graduação em matemática e agora cursa mestrado na FURG, também na área de física e leciona na unidade de Livramento para as turmas de Agronomia e Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.