SENAI realiza Semana de Prevenção de Acidentes no Trabalho

O SPAT-2014 ocorre em sua 10ª edição e possui alunos do curso de Mecânica e Elétrica

Uma semana inteira dedicada à prevenção de acidentes no trabalho. É o que vem realizando o Senai Thomaz Albornoz, em Sant’Ana do Livramento em sua edição anual– SPAT – 2014. As atividades da X Semana de Prevenção de Acidentes no Trabalho iniciaram no dia (7) e encerram na sexta-feira (11), com objetivo de alertar e conscientizar os alunos, colaboradores e a comunidade em geral dos riscos oferecidos pelas diferentes profissões, bem como orientar sobre as exigências do mercado de trabalho, de seus futuros colaboradores.

Gerente de Operações, Luiz Arrieta Filho

Conforme o gerente de Operações Luiz Arrieta Filho, a iniciativa da Direção do Centro de Educação Profissional Senai Thomaz Albornoz (leia a entrevista ao lado), “consciente do grau de responsabilidade que lhe é atribuído como entidade de Educação Profissional, preocupa-se não só em conservar seu nível de qualidade técnica, como também em multiplicar as ações educacionais sob sua responsabilidade. Dentro desta realidade e sensibilizado pelos alarmantes índices de acidentes ocorridos no país, justifica-se, por si só, a necessidade da realização deste evento, com o objetivo de alertar e conscientizar nossos alunos e a comunidade em geral dos riscos oferecidos pelas profissões, e bem orientá-los de como proceder nas mais diversas situações de perigo. Portanto, prezado cidadão, pensando em ti e em teu futuro é que elaboramos uma programação criteriosa visando atender as expectativas geradas, oportunizando tua participação e aprendizado. Não esqueça que nosso objetivo somente será alcançado com a tua participação e envolvimento”, destaca o gerente.

 

Sérgio Sodre - orientador do Gepa e do SPAT - “A SPAT é um evento industrial e portanto uma norma. Então já está previsto para estes alunos. As palestras são assuntos relevantes, tanto para a segurança no trabalho, mas como para a vida  futura deles”.

 

 

Matheus Silva, 16 anos-curso de Auxiliar de Elétrica - “Muito boa a atividade dentro da Semana de Prevenção. A palestra dos Alcoólicos Anônimos, nos deu ideia do que é ser uma pessoa dependente química. Com este tipo de trabalho o curso se torna mais qualificado e com certeza irá nos auxiliar quando ingressarmos no trabalho lá fora”. 

 

 

Mateus Lopes, 16 anos-curso de Auxiliar de Elétrica

 

 

 

 

Entrevista 

A Plateia: Como surgiu a necessidade de realizar uma semana inteira voltada a prevenção de acidentes no Senai Livramento? 

Luiz Arrieta: O Senai trabalha prevenção diariamente com os seus alunos, porém, muitas vezes as diretrizes passadas aos alunos acabam que caindo na rotina, para eles, então pensamos em dar uma ênfase maior em uma semana, trazendo palestrantes externos ao sistema. 

A Plateia: Que tipo de instrução ou qualificação é repassado durante este período? 

Luiz Arrieta: No início eram informações direcionadas a segurança do trabalho, porém como a diversidade está muito presente em nosso dia a dia, e sabemos que nem todos os alunos atuarão na área profissional em que estão matriculados, porém todos serão cidadãos e chefes de família, acabamos por ampliar o leque de informações que impactassem em suas vidas pessoais além da profissional. 

A Plateia: Como são definidos os temas de cada ano?

Luiz Arrieta: É feito no início do ano um calendário escolar, onde os instrutores, juntamente com os alunos remanescentes listam uma série de assuntos, e na medida da necessidade, e do bom senso vamos trazendo para as palestras, elas, as palestras podem ocorrer a qualquer momento, desde que o assunto seja pertinente. 

A Plateia: Há quanto tempo o Senai está sem acidentes graves?

Luiz Arrieta: Há mais de 11 anos.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.