Comissão inicia ano com atividades para prevenir acidentes de trabalho

Presidente da CMST enfatiza as duas ações iniciais com foco na informação e no treinamento de pessoal

Servidor, na Secretaria de Obras, demonstra procedimento correto com uso de EPI

A Comissão Municipal de Segurança do Trabalho iniciou o ano de 2014 com duas atividades. A informação é do presidente da CMST, técnico em segurança do trabalho Luiz Mansilha. Ontem pela manhã, ele confirmou que a primeira foi uma palestra para os servidores da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana.

“Nosso foco foi o pessoal que desenvolve suas funções em via pública e está exposto a riscos de acidentes e doença ocupacional, já que manuseia produtos químicos nocivos à saúde”- resumiu.

Mansilha informou que a segunda ação foi voltada aos participantes do projeto Reeducar, que fazem parte do convênio entre o município e a Superintendência de Serviços Penitenciários-Susepe.

“Eles receberam orientações sobre Segurança do Trabalho, com foco em via pública, após informações de introdução. Abordamos a Análise Preliminar de Risco (APR), isolamento correto de área, bem como fizemos o treinamento sobre o uso correto dos EPIs-Equipamento de Proteção Individual, e EPC-Equipamento de Proteção Coletiva. Os participante do Projeto Reeducar, após a palestra, assistiram a um vídeo sobre saúde – Diabetes – receberam todas as informações sobre a doença e como evitá-la” – disse. 

Levantamento 

Luiz Mansilha destaca que, na ocasião, foi realizada uma pesquisa para levantar quantos dos participantes do Reeducar haviam sido imunizados com as vacinas Antitetânica e Hepatite B. Logo após, a relação foi entregue via memorando à secretária de Serviços Urbanos, Ana Aseff, que irá providenciar a imunização do pessoal, através da Secretaria Municipal de Saúde. 

Treinamento 

No sabado, 25 de janeiro, a CMST estará realizando o treinamento de prevenção e combate a incêndios para os servidores da Secretaria Municipal de Saúde (setor Administrativo). O local será no refeitório da Secretaria de Obras (Parte teórica) e no pátio do curralão municipal (Parte prática). A Comissão tem como objetivo, no primeiro semestre, o treinamento completo de todos os setores da Secretaria. 

Avaliação 

“No ano de 2013, tivemos apenas 10 afastamentos por acidentes de trabalho, em um universo de mais de 2 mil servidores. Devemos considerar que no complexo do curralão municipal, onde estão sediadas as secretarias de ponta (que prestam serviços braçais e que utilizam as mais diversas máquinas e equipamentos – onde os servidores estão mais expostos a riscos de acidentes) como, por exemplo: Agricultura, Obras, Serviços Urbanos e Transportes, tivemos apenas 3 afastamentos por acidente de trabalho e um deles foi a agressão sofrida por um colega, no parque Internacional, por marginais” – recoreda Mansilha. Segundo ele, nos últimos três anos, ocorreram mudanças significativas na prefeitura com relação à segurança no trabalho. Não há mais transporte de servidores em cima de carrocerias.

“No passado, três servidores que se acidentaram em carrocerias de caçambas ficaram com sequelas. O servidor aprendeu a se proteger usando os EPIs. Quem trabalha a céu aberto recebe protetor solar e temos secretários comprometidos com a segurança do trabalho. O mais difícil é a mudança de cultura, de hábitos; do tipo ‘sempre fizemos assim e nunca deu nada’. Mas estamos otimistas e cada dia trabalho que chega ao fim sem acidentes é uma vitória e um estímulo para continuar a caminhada, sempre com o seguinte pensamento: quando a prevenção falha, o acidente acontece. Se proteja, pois alguém te espera em casa” – pondera Mansilha, acrescentando que a CMST mantém parcerias com o Corpo de Bombeiros, Sesc, Movilcor, Senar e todas as secretarias do município.

“Sempre agradeço a esses parceiros, sem os quais não conseguiríamos alcançar os objetivos propostos” – concluiu.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.