Comissão de Segurança no Trabalho do Município apresenta levantamento em escolas públicas locais

Técnicos da Prefeitura aplicaram estudos sobre as exigências legais nos estabelecimentos de ensino infantil e de nível fundamental

Plano foi apresentado para as escolas da rede municipal, pelos técnicos de segurança, secretário e bombeiros

Dando continuidade ao trabalho na área de prevenção de incêndios, doenças ocupacionais e de acidentes de trabalho, após realizar um levantamento geral das condições ambientais e de Segurança nas Escolas Infantis e de Ensino Fundamental da zona urbana, a Comissão Municipal de Segurança do Trabalho-CMST apresentou ao secretário municipal de Educação, Mário Sant’Anna, um relatório com 90 páginas sobre a realidade de cada educandário em termos de Segurança do Trabalho, PPCI (Plano de Prevenção de Combate a Incêndios) e as orientações que devem ser seguidas para a adequação à legislação, bem como dos equipamentos de combate a princípios de incêndios que devem ser adquiridos, e treinamentos aos servidores conforme legislação em vigor.

Segundo o técnico em segurança do trabalho do município e integrante da CMTS, Luiz Mansilha, foram verificados Equipamento de Proteção Individual-EPI e Equipamento de Proteção Coletiva-EPC, conforme legislação em vigor, e ainda as condições das escolas com relação à prevenção de incêndio (Equipamentos de Combate a Incêndios) e PPCI (Plano de Prevenção de Combate a Incêndios). Além disso, a CMST, em parceria com o Corpo de Bombeiros e Brigada Militar, apresentou aos diretores das escolas, através do sargento Chandler e do soldado Moises, o Plano de Evacuação para Escolas Infantis e de Ensino Fundamental.

A apresentação contou, ainda, com as presenças do secretário Mário Sant’Anna, do Comandante da Seção de Combate a Incêndios, tenente Martins, bem como dos técnicos de Segurança do Trabalho, Fabricio Peixoto, Fabiano Mendes e Luiz Mansilha. Os técnicos aproveitaram para apresentar relatório referente às atividades desenvolvidas no mês anterior.

Além das vistorias de Segurança realizadas diariamente, a Comissão realizou, também, diversos treinamentos e palestras.

Na pauta das apresentações feitas pela CMST, estão os seguintes temas: APR (Análise Preliminar de Riscos); Isolamento correto de áreas de riscos; NR-6, sobre o uso adequado dos EPIs e EPCs, obrigatoriedades (Empregador e empregados), entre outros assuntos relacionados à segurança do trabalho. Em parceria com o Corpo de Bombeiros e SENAR, também foi realizado curso de operação e manutenção de motosserra, abordando o seguinte conteúdo programático: Componentes básicos de uma motosserra; Legislação e operação de motosserra; Perfil do operador; Regras de segurança na operação; EPI; Noções sobre motor 2 tempos; Lubrificação; Abastecimento; Modelos e classificação; Conjunto de corte; Montagem do conjunto de corte; Lubrificação da corrente; Amaciamento da corrente; Troca de corrente, Sabre e pinhão; Afiação; Profundidade de corte; Acionamento; Tecnologia de corte de árvores; Derrubada em uma etapa; Derrubada com fisga, Derrubada com alavanca e derrubada com cunhas; Derrubada de árvore inclinada na direção contrária da queda, Derrubada de árvore inclinada na direção de queda desejada e derrubada de árvore com troco de diâmetro duas vezes maior que o sabre; e, ainda, Desgalhamento, traçamento e manutenção.

A CMST já está em tratativas para a realização dos cursos de Tratorista, Operador de Motoniveladora, Jardinagem, Alimentação e Nutrição e Operador de Retroescavadeira.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.