Salões lotados para ver a prática do Direito Eleitoral

Evento teve expressiva presença de alunos e cidadãos da comunidade

Estudantes do curso de Direito tiveram a oportunidade de assistir o funcionamento real de uma sessão de julgamento de processos eleitorais

A noite de ontem foi marcada pelo expressivo comparecimento das turmas do Curso de Direito da Urcamp e comunidade santanense à primeira sessão de julgamento do pleno do Tribunal Regional Eleitoral gaúcho, dentro do processo de interiorização capitaneado pela presidenta, desembargadora Elaine Harzeim Macedo. Além do salão de atos, dois telões foram colocados em mais dois ambientes com a finalidade de possibilitar o acompanhamento à assistência.

Jose Carlos Lobato Bongers, coordenador do Curso de Direito da Urcamp: satisfação plena com o evento realizado na universidade

Na avaliação do coordenador do Curso de Direito, professor José Carlos Lobato Bongers, foi atingido o objetivo central: permitir que os acadêmicos de Direito vivenciassem a prática de um julgamento do pleno. “É uma experiência que poucos têm, enquanto estudantes, a possibilidade de vivenciar e estamos satisfeitos e orgulhosos por essa deferência do TRE gaúcho” – disse o professor.

A sessão da noite de ontem – que tinha continuidade, com o julgamento do segundo processo, quando do fechamento desta edição – iniciou com uma explanação da desembargadora presidenta, Elaine Macedo. Ela explicou o funcionamento do sistema judiciário e, peculiarmente do TRE, assim como em relação à mecânica de trabalho, bem como atuação dos desembargadores e outros repreentantes que acompanham as sessões.

Autoridades locais, operadores de Direito, entre outras pessoas da comunidade de Livrament, marcaram presença no evento, que registrou, inclusive, sustentação oral por parte de advogados representantes das partes dos processos em julgamento.

A cada período os desembargadores explicavam sobre os procedimentos desenvolvidos a fim de esclarecer aos presentes.

Professores e autoridades públicas convidadas prestigiaram o desenvolvimento do julgamento durante a noite de ontem, no Salão de Atos da Universidade da Região da Campanha

Antes da sessão, no Cartório Eleitoral de Livramento, a desembargadora Elaine Macedo concedeu uma entrevista, falando sobre diversos temas pertinentes.

ENTREVISTA COM A PRESIDENTE ELAINE MACEDO

A Plateia: É a primeira vez que o Pleno vem à Livramento?

Desembargadora Elaine: Para o tipo de trabalho que fazemos sim, mas já visitamos para atividades em período eleitoral, mas não com todos os membros reunidos e com este objetivo.

A Plateia: Quais os motivos que podem ocasionar a visita do tribunal das cidades?

Desembargadora Elaine: Elas podem ser visitas de rotina ou quando nos envolvemos em algumas atividades, como a divulgação da biometria, orientações sobre campanhas, e principalmente com trabalhos desenvolvidos em rádios e emissores locais.

A Plateia: E essas campanhas do TRE que visam orientações sobre períodos eleitorais, começaram desde quando?

Desembargadora Elaine: Elas tiveram início há muito tempo, mas com a interiorização, o trabalho do TRE começou em 2012. Nosso objetivo é sempre levar conhecimento e orientações.

A Plateia: Há alguma diferença do TRE sair com toda a sua estrutura para cidades mais distantes do que para regiões metropolitanas?

Desembargadora Elaine: Na verdade, a distância é um fator importante, mas as nossas experiências nas regiões mais próximas do Tribunal nos deram conhecimento suficiente para fazer esse trabalho em outras cidades.

A Plateia: Haverá alguma diferença de público de uma sessão realizada na Capital para Livramento, além dos corpos discentes e docentes da Faculdade?

Desembargadora Elaine: Sim, pois nossos julgamentos têm como público geralmente advogados e vez por outra um estudante de direito. Aqui, teremos um julgamento diferenciado e um público quase que inédito, então tudo será como um Laboratório e terá um efeito pedagógico singular para os presentes nessa noite.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.