PT mobiliza filiados para eleição direta de dirigentes em todo País, neste domingo

Em Livramento, consenso entre as tendências resulta em chapa única para eleger Dagberto Reis presidente da Executiva Municipal 

Dagberto é candidato de consenso

No próximo domingo, 10, o Partido dos Trabalhadores realizará o Processo de Eleições Diretas, o PED 2013, em todo o território nacional. Os votos diretos de filiados e filiadas, nos mais de 4,8 mil diretórios organizados em todo o Brasil, irão promover a renovação de todas as direções do partido. Esta é a quinta edição do PED, que neste ano apresenta importantes mudanças introduzidas pelo 4º Congresso Nacional do PT e que já entrarão em vigor.

Serão escolhidas, através do voto, as direções nacional, estaduais, municipais e zonais, onde funcionem. Os candidatos à presidência nacional são Rui Falcão, Marcus Sokol, Paulo Teixeira, Valter Pomar, Renato Simões e Serge Goulart. Também estão inscritas oito chapas para o Diretório Nacional, Conselho Fiscal, Comissão de Ética e para o 5º Congresso Nacional do PT. São elas: Constituinte por Terra Trabalho e Soberania, Contraponto Socialista, A Esperança é Vermelha, Mensagem ao Partido, É Pela Esquerda que queremos o Brasil, Partido é para todos, O Partido que muda o Brasil e Virar à Esquerda! E reatar com o Socialismo.

No Rio Grande do Sul, cerca de 400 municípios estão aptos para o PED, que vai escolher o novo presidente estadual do PT, entre cinco candidatos. Concorrem ao cargo cinco candidatos: a deputada estadual Stela Farias, o deputado federal Paulo Pimenta, o dirigente petista Laércio Barbosa, o ex-prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi e o prefeito de Canoas, Jairo Jorge. As chapas que concorrem são De Esquerda, de Lutas, de Todos e de Todas Nós, A Esperança é Vermelha, O Partido que muda o Brasil e o Rio Grande, Por um Partido Amplo, Democrático e Militante, Democracia Socialista – Mensagem ao Partido, Constituinte, Por Terra, Trabalho e Soberania e Fazer o Novo de Novo.

Já em Livramento, o vereador Dagberto Reis concorre em chapa única, tendo sido escolhido em consenso por todas as tendências constituídas no município. Ele concorre com o n° 530, enquanto a chapa para o Diretório Municipal, de n° 630, denomina-se Unidos e Fortes por Livramento. O PED acontece a partir das 9h deste domingo, na Câmara de Vereadores, e é considerado pelas lideranças partidárias um momento de afirmação para o partido. “O fato de termos candidatura de consenso para a presidência, como resultado da unidade que conseguimos envolvendo todas as tendências representativas aqui no município, não diminui a importância do PED. São cinco candidaturas em nível nacional e é importante que os nossos filiados se manifestem, ajudem a definir a orientação que o partido terá daqui para a frente”, defende Dagberto Reis.

Ele lembra que o PT de Livramento, hoje, é um dos destaques no Rio Grande do Sul. “Somos Governo no Município e ainda temos a maior bancada na Câmara Municipal. Aos poucos, estamos conseguindo trazer uma nova realidade para a comunidade santanense, com investimentos nunca vistos antes, e também em termos de organização partidária, temos que dar uma demonstração de força e capacidade”, conclamou.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.