Dagberto Reis eleito para presidir PT santanense

Eleição realizada neste domingo confirma a unidade do partido, que, após 15 anos presidido pela DS, abre espaço para as demais tendências

O vereador Dagberto Reis foi eleito, ontem, para presidir o PT em Livramento, a partir de janeiro de 2014, na convenção municipal que o partido denomina Processo de Eleições Diretas-PED, e que elegeu as lideranças da agremiação em todo o País. A eleição de Dagberto se deu através de acordo entre todas as tendências internas do partido que possuem representação em Livramento, e é considerada um avanço importante para a unidade do PT na cidade, que nos últimos 15 anos foi presidido por representantes da tendência Democracia Socialista-DS, cujos integrantes representam a maioria dos filiados no município.

Domingo de eleição e contagem de votos

O acordo foi articulado antecipadamente, entre os representantes de todas as tendências. Com isso, o partido chegou ao PED já com o nome do novo presidente definido. Realizada na Câmara de Vereadores, das 9h até as 17h, a eleição interna mobilizou grande número de filiados, que foram sensíveis à convocação do prefeito Glauber Lima e do próprio vereador Dagberto Reis, que mesmo sendo indicado em consenso defendeu a importância de que a militância petista comparecesse ao PED para votar.

A chuva não atrapalhou a mobilização. Além da presidência local, os filiados petistas também votaram para a presidência e para o diretório nacionais, para a presidência e diretório estaduais e ainda para o diretório municipal do PT. O candidato à presidência nacional do partido mais votado em Livramento foi Paulo Teixeira do Amplo com apoio da DS, enquanto para a presidência estadual o nome mais votado foi o do prefeito de Canoas e ex-ministro da Educação, Jairo Jorge, da tendência Século 21, com apoio da ULB.

Um atraso no recadastramento de filiados em todo o País acabou sendo o principal entrave para uma maior participação da militância petista no Processo de Eleições Diretas, em razão da exigência, para o direito de voto, de que o cadastro esteja atualizado e o filiado com a contribuição partidária em dia. “Muitos companheiros, mesmo estando em dia com a contribuição partidária, porém, não conseguiram votar, porque o diretório nacional não conseguiu concluir a atualização cadastral em tempo hábil”, lamentou Carlos Henkin, integrante da ULD, que veio de Porto Alegre para acompanhar o desenvolvimento do PED em Livramento.

“Mesmo assim, Livramento deu um exemplo de organização e amadurecimento. Provavelmente, em níveis nacional e estadual seja necessário segundo turno para definir os novos presidentes, enquanto aqui, graças à unidade que se conseguiu, graças a esse entendimento entre todos os companheiros das diversas correntes, conseguimos concluir com tranquilidade o processo”, disse ele. O mesmo pensamento foi manifestado pelo ex-prefeito Elifas Simas, um dos líderes da tendência Amplo: “O PED é uma grande prova da democracia interna do PT, possibilitando que todos os filiados, desde que em situação regularizada no partido, possam expressar suas opiniões e escolher suas lideranças”.

O atual secretário municipal de Habitação, Luis Claudio Quevedo, da DS, que presidiu a Executiva Municipal petista durante cinco anos, também comemorou o resultado a nível local. “Trabalhamos todos e todas com o mesmo objetivo, em favor dos trabalhadores santanenses, e temos dentro do PT essa característica democrática, participativa, então não há nenhuma surpresa em que a presidência do partido também reflita essa representatividade”, comentou.

Dagberto Reis deve assumir oficialmente a presidência do partido no mês de janeiro, mas já começa a articular algumas medidas. “Já estamos procurando um espaço central, que permita ao PT a visibilidade que o partido precisa ter, para a instalação da sede, que pretendemos esteja sempre aberta para receber os filiados e servir como referência congregatória do partido, com infraestrutura completa para que os companheiros possam interagir e desenvolver as atividades no campo político e social que caracterizam o nosso partido”, adiantou ele, ao agradecer a confiança do partido e convocar a militância: “Vamos trabalhar”, concluiu.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.