Livramento é sede do Campus Regional VI da Uergs

Cerimônia marcou mais um passo da evolução admnistrativa da Instituição

Placa entregue pelas Autoridades Estaduais e Municipais à chefe da UERGS Livramento, Walkyria Serpa, consolidando a cidade como Unidade-Sede do Campus Regional Vl

Em um ato que reuniu a comunidade acadêmica e autoridades, a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) institui na manhã de ontem, a Unidade em Sant’Ana do Livramento como a sede do Campus Regional VI.

A Região VI é composta pelas Unidades de Alegrete, Bagé, Santana do Livramento e São Borja. “Estamos em um momento de amadurecimento da Universidade e, a partir de agora, algumas prioridades têm que ser definidas para que tenhamos mais integração e eficácia das nossas ações”, avalia a diretora regional, Lúcia Silva.

A eleição das Unidades sede foi feita pelos Conselhos Consultivos de cada um dos Campus Regionais da Uergs, com aprovação pelo Conselho Superior (Consun), e atende ao plano de reestruturação da Universidade.

De acordo com o reitor Fernando Guaragna, esta primeira etapa do projeto permitirá a cada região mais autonomia na gerência de recursos e tomada de decisões. “Este ato que está ocorrendo em todas as regiões, marca o início do processo de desconcentração administrativa e acadêmica da Uergs”, salienta.

O Secretário da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (SCIT), Cleber Prodanov, falou sobre a importância dos investimentos na Universidade, como a recuperação e o crescimento do seu orçamento, definido com base em metas como o aumento do número de alunos e da oferta de novos cursos como o de Agronomia, que é o único no Estado, com foco no atendimento a pequenos produtores rurais. “Precisamos ter uma universidade com espaço para dialogar com a região. Esta centralidade regional é o que vai nos dar consistência e força para termos coerência, foco e visão de futuro”, declarou.

A cerimônia contou ainda com a presença da chefe da Unidade, Walkyria Serpa, da diretora regional, Lúcia Silva, do Secretário Municipal de Educação, Mario Santana, do diretor regional do Departamento Municipal de Água e Esgoto, Horácio Dávila, do gerente regional da Emater/Ascar, Luis Fernando Fabricio, do diretor administrativo da SCIT, Gilmar Valadares, do coordenador regional da Participação Popular, Sivens Carvalho, além de representantes do Instituto Federal Sul-Riograndense (IFSul), da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), da Casa de Economia Solidária e da Cooperativa Regional dos Assentados da Fronteira Oeste (Cooperforte).

A Uergs, em Santana do Livramento, oferta três cursos de graduação na área das Ciências da Vida e Meio Ambiente: Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial, Curso Superior de Tecnologia em Agroindústria e Bacharelado em Agronomia. Esta Unidade foi a primeira da Uergs a ofertar o curso de Bacharelado em Agronomia em 2013.

Confira a relação das Unidades sede dos Campus Regionais da Uergs:

Campus Regional I – Porto Alegre
Campus Regional II – São Francisco de Paula
Campus Regional III – Cruz Alta
Campus Regional IV – Três Passos
Campus Regional V – Cachoeira do Sul
Campus Regional VI – Santana do Livramento

Marco Antônio Lunks e Natalia Pozzebon

É um passo importante na busca de melhores estruturas. Temos muito a crescer e queremos nos tornar referência na região. Aproveitamos o evento para mostrar às autoridades que não estamos parados”

 

 

 

Walkyria Serpa, Chefe do Campus Livramento

“É um marco tornar-se uma sede regional. Temos a intenção de aumentar cursos, alunos e professores além de termos um Campus rural”

 

 

 

 

 

Mario Santanna, Secretário da Educação

Fazendo uma retrospectiva, desde que o Governador assumiu a Uergs, vem  acontecendo um crescimento. De três professores, hoje  temos nove, reforma da estrutura vestibular , cursos voltados para nossa realidade, além de colaborar para o crescimento intelectual

 

 

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.