União libera área da antiga RFFSA para regularização de moradias do Cerro do Armour

Dagberto Reis, com Maria Helena e Germano Camacho, reuniu-se com Andrea Marques sexta-feira

Uma luta que iniciou em 2010 começa a dar resultados positivos. O Governo Federal, através da Superintendência de Patrimônio da União, está liberando para a Prefeitura de Livramento a área localizada no Cerro do Armour, que pertencia à antiga Rede Ferroviária Federal S.A-RFFSA e que se encontrava sob o domínio da América Latina Logística-ALL. A informação é do vereador Dagberto Reis, do PT, líder do governo na Câmara, que esteve na última sexta-feira em Porto Alegre e reuniu-se com a superintendente substituta do Patrimônio da União no RS, Andrea Marques Silveira, acompanhado pelos vereadores Germano Camacho, do PTB, e Maria Helena Duarte, do PDT.

O município receberá imediatamente a cesão de uso, o que vai permitir a regularização fundiária com os terrenos sendo cedidos definitivamente aos moradores, para que possam melhorar as suas casas. Serão cerca de 45 famílias beneficiadas. Os três vereadores, que integram a base aliada do governo na Câmara, comemoraram a notícia. Camacho, que é filho de ferroviário – o ex-vereador Luciano Camacho – também está engajado nesta luta das áreas da antiga RFFSA, junto aos moradores da antiga estação ferroviária central, que possuem termo de cessão de uso.

Dagberto luta pela regularização das áreas da antiga RFFSA desde 2010, quando assessorou a ex-deputada Emilia Fernandes. No final de março, encaminhou o pedido para liberação da área do Cerro do Armour a Andrea Marques Silveira, em reunião que contou com a presença do secretário Luis Claudio Quevedo, da Habitação, e do presidente da Associação de Moradores do Cerro do Armour, Luis Flavio Fagundes.

O ramal ferroviário na localidade, foi desativado em 1970, mas somente agora será incorporado ao Patrimônio da União, sendo imediatamente liberada a cessão de uso para o município de Sant’Ana do Livramento. Com a regularização e a posse definitiva dos terrenos, os moradores poderão acessar financiamentos para melhorar suas moradias, o que a maioria não faz por não ter a legítima propriedade das áreas. Para Dagberto, esta é a primeira de muitas áreas da rede ferroviária que deverão ser regularizadas.

Ele cumprimentou o presidente da Associação de Moradores do Cerro do Armour e sua diretoria, que, com competência e organização, foram em busca da concretização da demanda. ”Enquanto agente político, coube a nós criar as condições necessárias na articulação para que a área fosse repassada pela União ao Município. Mais uma vez agradeço a minha amiga e competente supervisora do Patrimônio da União, Rose Carla Silveira, e a toda sua equipe, que mais uma vez foi parceira de Livramento, ajudando a consolidar nossos pedidos. Vale lembrar que no início de 2013 já conseguimos a liberação para o Municipio do prédio onde hoje funciona a Secretaria de Educação e a Casa da Economia Solidária. Tudo fruto desse mesmo alinhamento”, acrescentou o Líder do Governo no Legislativo.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.