Gastronomia: Análise das confeitarias da Fronteira da Paz – Parte I

Considerando que a Gastronomia é, antes de tudo, cultura, expressão e a arte de um povo, ela também assume várias formas e possui vários componentes. Este conceito vai desde a forma mais elementar – o modo como nos alimentamos, que resulta na obtenção de energia e de nutrientes essenciais ao organismo humano, sobretudo às atividades de pensar e agir. Sendo assim, a gastronomia, hoje, é a possibilidade importante para o desenvolvimento sustentável.
Do ponto de vista dos estudiosos, a gastronomia não é culinária, que vem de cadernos de receitas, como a maioria pensa, ela vai além, muito além de uma mesa bonita e saber portarem-se nela. E foi pensando desta forma que se percebe a necessidade da realização de um estudo mais aprofundado sobre a gastronomia da Fronteira Sant’Ana do Livramento/Rivera.
Considerando-se que nessa fronteira há uma grande fusão entre os usos e costumes desses dois países, pretende-se, com este estudo, conhecer um pouco mais a respeito da popularmente chamada “gastronomia fronteiriça”-especificamente a confeitaria -, onde são utilizadosos produtos produzidos nos dois países, como por exemplo: no Uruguai, fermento brasileiro, e no Brasil, doce de leite uruguaio, aproveitando-se do livre-comércio e da variação cambial entre as moedas, que faz com que a população compre nacidade onde obtenha maior custo/benefício.
Neste sentido, o estudo se propõe a fornecer uma visão mais ampla dos sabores da fronteira, dando ênfase na confeitaria. A fim de explorar a matéria prima, os tipos de doces, a caracterização de cada confeitaria.
Sant’Ana do Livramento e Rivera recebem muitos turistas oriundos de diversos municípios da região e, até mesmo, de outros estados, que vêm fazer compras nos free-shops da vizinha cidade uruguaia. Sendo assim, o turista de negócio contribui com o desenvolvimento das duas cidades.
Então, realizou-se uma análise sobre a confeitaria na Fronteira da Paz, a fim de elaborar um estudo que poderá ser utilizado como referencial teórico para auxiliar o desenvolvimento do turismo na região.
De acordo com os dados coletados, percebe-se que cada confeitaria possui suas próprias características. Embora o maior diferencial de ambas esteja nos ingredientes, existe uma grande fusão em relação a eles na Fronteira da Paz. Assim, como a confeitaria uruguaia tem como principal ingrediente o doce de leite e a massa folhada em suas produções, a brasileira também os utiliza com frequência. Porém, tanto a confeitaria brasileira quanto a uruguaia, empregam padeiros e confeiteiros, utilizando-se também de serviços de atendentes, que trabalham no balcão ou servindo as mesas.
Além de produzirem bolos, tortas doces e salgadas, também produzem e aceitam encomendas de salgadinhos e docinhos, pois não há um só produto que possa ser considerado como mais vendido que outro, uma vez que, além de comercializar em seus próprios estabelecimentos, também realizam eventos.

Gabrielle Duarte Retegue
Chef de Cozinha Internacional e Pâtissier

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.