Rede Lilás recebe veículo para atender vítimas

Na oportunidade, a secretária Ariane Leitão conheceu as atuais dependências disponibilizadas para os atendimentos às mulheres

O veículo entregue ontem, no centro de Referência da Mulher, é referente ao programa Rede Lilás

A Coordenadoria Municipal da Mulher e Centro de Referência da Mulher receberam, na tarde de ontem, a Secretária de Estado Ariane Leitão, da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, que realizou a entrega oficial do veículo referente ao Programa Rede Lilás. A solenidade foi realizada no Centro de Referência da Mulher, Rua dos Andradas, nº 1157, às 17h.

A coordenadora do Centro de Referência da Mulher, Rosélli Ribeiro Ortiz, destacou que o veículo tem trazido benefícios e visibilidade para os atendimentos prestados. No último mês, os números têm crescido significativamente, em uma média de 50 atendimentos psicossociais e jurídicos, rompendo o paradigma de que não são os casos que estão aumentando, mas sim a efetivação da rede de atendimento, que tem sido fundamental, pois a violência doméstica existe há anos. Segundo ela, através do apoio que hoje é oferecido, as vítimas têm mostrado uma confiança para romper esse ciclo.

Rosélli enfatizou que, apenas no primeiro semestre de 2013, 55 mulheres foram mortas, e 559 estupradas no Rio Grande do Sul. Os dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) evidenciam a importância do combate à violência contra o sexo feminino. “Em nosso município, até o momento, não houve mortes resultantes de violência doméstica, mas existe, sim, um número crescente de atendimentos. Até a data de hoje, temos registrados 85 casos da Lei Maria da Penha, e 3 prisões. E desde a chegada do veículo temos atuado de forma mais intensiva e também dando uma maior visibilidade ao serviço prestado pelo Centro de Referência”, completou ela. 

ENTREVISTA

Roselli Ribeiro Ortiz, coordenadora do Centro de Referência da Mulher

A Plateia: Quando o carro foi entregue ao Centro de Referência da Mulher?
Rosélli: Recebemos o carro da Rede Lilás, em Porto Alegre, juntamente com o Prefeito Municipal Glauber Gularte Lima, no Palácio Piratini, das mãos do governador Tarso Genro e da Secretária Estadual Ariane Leitão, no dia 7 de agosto.

A Plateia: O que foi realizado na tarde de ontem?
Rosélli: Recebemos a visita da Secretária Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, Ariane Leitão, numa ação prevista pela Caravana Lilás, que está percorrendo os 20 municípios gaúchos que receberam os carros. Além disso, a Secretária estará conhecendo o local onde será construído, em breve, o Centro Binacional de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência.

A Plateia: O que o veículo tem representado para o Centro, em relação aos trabalhos realizados e à agilidade?
Rosélli: O veículo que recebemos significa uma maior autonomia e agilidade no atendimento e enfrentamento à violência doméstica no nosso município, propiciando um contato imediato com as vítimas, qualificando nosso atendimento.

A Plateia: O que é a Rede Lilás?
Rosélli: É um conjunto de ações que visa promover o fortalecimento dos organismos municipais de políticas para as mulheres. Dentre eles, a Sala Lilás e a Escuta Lilás, através do número 0800 541 0803, para que as vítimas ou testemunhas possam fazer a denúncia sem identificação.

A Plateia: Esse veículo é uma doação de qual órgão ou instituição?
Rosélli: O veículo foi cedido ao Município num convênio entre a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres do RS e a SPM Nacional, visando fortalecer a Rede Lilás nos municípios. O mesmo será utilizado pela Coordenadoria Municipal da Mulher e Centro de Referência Professora Deise.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.