Mais de 140 formados pelo PROJOVEM

Evento contou com a participação de diversas autoridades, convidados e disponibilizou aos formandos a Feira das oportunidades

Os formandos do ProJovem

Aconteceu, na noite do último sábado, no salão da Escola Estadual Professor Chaves, a formatura de mais de 140 alunos do programa ProJovem Trabalhador, do Ministério do Trabalho, coordenado pelo SINE/FGTAS. O evento contou com a presença do presidente da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação social, Heitor Gularte, que destacou a importância da iniciativa. “Este é um projeto de qualificação profissional e de fundamental importância aos jovens. Nós nos preocupamos, primeiro, em qualificá-los. Após, aproximamos os jovens das empresas, diminuindo as dificuldades desse relacionamento, dando a eles maiores possibilidades para a inserção no mercado de trabalho”.

Dalva Chaves da Silva e Ivo da Costa Martins, pais da formanda Marluce Chaves Martins, contam que o programa deve abrir muitas portas para a filha. “É uma grande oportunidade para que os jovens santanenses consigam uma melhor colocação no mercado de trabalho. Nossa filha fez o curso de telemática e tem a oportunidade de deixar o currículo para diversas empresas que estão aqui, hoje”.

 

Em paralelo à formatura do programa, o SINE/FGTAS organizou a Feira das Oportunidades, reunindo várias empresas e possibilitando a entrega de currículos por parte dos alunos. Ecleia Jank, do setor de Recursos Humanos da Recofran, salientou que participou do evento em busca de novos talentos. “Estamos aqui, hoje, procurando, entre esses jovens recém formados, novos talentos que se encaixem no perfil da empresa, eventos como esses são fundamentais e a Recofran deve estar presente”, destacou.

Claudio Coronel, coordenador do SINE/FGTAS em Sant’Ana do Livramento, conta que se surpreendeu com a força de vontade dos jovens. Segundo ele, todos demostraram, durante todas as etapas, que estavam ali para aprender e crescer na vida. Claudio ainda salienta que, a partir de março, novos cursos serão disponibilizados ao público santanense.

 

 

 

Segundo Catia Andrade, coordenadora do Curso Projovem, a parte social também foi muito trabalhada, em todas as formações. Ao todo, foram oito turmas, duas de Administração, duas de Telemática, uma de Vestuário, uma de Mecânica e uma de Turismo e Hospitalidade, e os cursos duraram, em média, seis meses. “Os alunos trabalharam muito a parte social, realizando campanhas para instituições que auxiliam pessoas em vulnerabilidade social. Na parte profissional, trabalharam a experiência do dia a dia em uma empresa, isso para que eles já saíssem prontos para atuar no mercado de trabalho”.

Luis Augusto Lara, secretário de Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado, falou sobre a importância do projeto para o Rio Grande do Sul e o município “Eu estive com os alunos quando eles iniciaram o curso, eles estavam tímidos, quietos, hoje eles já estão diferentes, com uma autoestima grandíssima, porque sabem que são capazes. O prefeito Glauber tem sido um grande parceiro na execução tanto do Projovem, quanto do Pronatec. Neste último ano, nós executamos quase 2.000 qualificações em Livramento. São cursos gratuitos, com vale-transporte e vale-refeição. Nós temos o menor número de evasão no Rio Grande do Sul aqui na cidade, é um projeto de suma importância para o desenvolvimento dos jovens santanenses.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.