Galpão Binacional está recebendo constantes visitas

Turistas, alunos e comunidade aproveitam estrutura para cultuar as tradições

Alunos do primeiro ano do Alceu Wamosy

Durante toda a segunda-feira o galpão binacional recebeu diversas visitas de escolas, turistas e população em geral que foram prestigiar os festejos da semana do gaúcho.

De acordo com Patricia Chaves, da Secretaria Municipal de Turismo, ontem, o bailado da escola Silvio Ribeiro apresentou-se no local, além de uma entidade tradicionalista da cidade.

Josefina, Alice, Shirley e Eloir prestigiaram o galpão binacional na tarde de ontem

Na próxima quarta-feira, haverá a apresentação do Ballet Folklorico Departamental de Rivera e na quinta-feira, três bailados irão se apresentar durante a tarde.

Patricia lembra que o Galpão Binacional está aberto à visitação desde as 8h da manhã com erva mate e água quente à vontade, além de fogo de chão e casereada.

No galpão também são distribuídos folderes com a programação das entidades tradicionalistas, divulgação da cidade para os turistas, além da exposição de artesanatos dos profissionais locais. A equipe de recepção permanece no galpão durante todo o dia, até as 19h, aproximadamente.

Patricia contou também que muitos turistas têm se interessado em conhecer as tradições gaúchas. “Tivemos a visita de um casal do Rio de Janeiro e de duas moças peruanas que quiseram conhecer e tirar as dúvidas de como funciona e quais os símbolos tradicionalistas”, relatou.

Escola

A turma do primeiro ano do Ensino Fundamental da escola Alceu Wamosy compareceu na tarde de ontem no galpão binacional para dar prosseguimento ao projeto desenvolvido para a Semana Farroupilha. Estiveram presentes cerca de 15 crianças de seis anos de idade, em média, com as professoras Mari Repetto e Nathiele Menezes. “Nada mais justo do que os alunos vivenciarem realmente as tradições gaúchas aqui no Parque Internacional”, destacou a professora Nathiele.

Nesse primeiro contato, os alunos visitaram o interior do galpão, que, antes haviam visto somente por imagens. “A maior curiosidade deles era ver de perto como é um galpão de verdade e conhecer as prendas e os peões”, afirmou a professora Mari.

Na continuidade do projeto, os alunos participarão de danças tradicionalistas; em união com a turma do segundo ano da escola, trabalharão os contos gauchescos, com algumas declamações de poesias e mateada. 

Maturidade Ativa

O grupo de amigas participantes do Clube Maturidade Ativa do Sesc também marcou presença na tarde de ontem no galpão binacional. Josefina, Alice, Shirley, Eloir e demais amigas programaram-se para diversas atividades em comemoração à Semana Farroupilha, como almoço em galpão e visitas. “Pretendemos continuar cultivando nossas raízes e dando exemplo aos mais novos, além de participar de momentos de lazer e alegria”, afirmou Eloir.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.