Estado fiscaliza a região no combate à sarna

Ideia central é reduzir a incidência da sarna nos rebanhos, com a chegada do período de calor

Com cerca de 400 mil cabeças de ovinos, região com maior produção do Brasil, Sant’Ana do Livramento tem recebido a presença de técnicos da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Agronegócio.

São incursões constantes, com a finalidade de reduzir a incidência da sarna ovina, um dos males que gera tremendos prejuízos para os produtores rurais santanenses.

No trabalho de combate à sarna, eles fiscalizam propriedades e fazem exames clínicos minuciosos nos animais.

Os focos descobertos já foram tratados. São quatro veterinários e auxiliares técnicos responsáveis pelo serviço.

Em fase final, a atividade vai até a próxima semana. Em seguida, eles vão visitar propriedades de outros municípios do sudoeste e centro do Estado, que podem ter recebido animais de Livramento.

Segundo o veterinário Diego dos Santos, fiscal agropecuário do Departamento de Defesa Agropecuária, por a doença ser bastante contagiosa e o município de Sant’Ana do Livramento fazer divisa seca com o Uruguai, se faz necessária atuação conjunta e orquestrada pelos gaúchos e uruguaios.

“Para que o combate a essa parasitose tenha maior sucesso e seja eficaz, protegendo os rebanhos e não prejudicando o produtor economicamente”, explica.

Aos produtores, afirma o fiscal, cabe a notificação imediata aos órgãos públicos, quando da suspeita da enfermidade no rebanho. Assim, justifica, “aumenta a possibilidade dos fiscais restringirem o foco à área da propriedade, evitando sua disseminação”. Conforme o veterinário, em função da quantidade de animais no município, a comercialização e o transporte a diversos locais do país são intensas. “Por isso, o combate à sarna é extremamente importante, para tentar evitar que a doença se espalhe, inclusive para outros estados”- complementa.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.